3 CONSIDERAÇÕES CHAVE PARA BOAS APRESENTAÇÕES EM PÚBLICO

negociação say u técnicas sucesso

Enquanto profissionais de comunicação, as apresentações em público são uma parte muito importante da carreira e caminhada profissional.

Existem várias dicas universais para aliviar a tensão e os nervos aquando de uma apresentação, seja a um cliente ou grupo de clientes, colegas de trabalho ou em contexto de formação.

As apresentações exigem muito do orador, sendo um campo que não é muito explorado no que toca a formação.

O segredo para um discurso memorável consiste na conexão com a audiência, no cativar dos ouvintes e em levar valor acrescentado a quem se encontra a ouvir-nos. É importante que o público perceba porque é tão importante dar atenção à informação que estamos a transmitir, e por vezes esta é uma tarefa complexa.

Para se preparar corretamente para uma apresentação em público deve colocar a si próprio estas três questões, a que deve responder ao longo de uma boa apresentação:

  • Qual é o impacto daquilo que vai dizer na vida de quem o vai ouvir?

Se não consegue responder a esta questão, ainda não está preparado para a apresentação. Isto porque, se não consegue perceber a mensagem principal da sua intervenção, como pode esperar que os outros a percebam? Clarifique aquilo que quer transmitir, simplifique em poucas palavras e aprenda a responder a esta questão.

  • Presuma que o público se questiona sobre qual é a relevância da informação que está a transmitir: porque devem eles prestar atenção à mesma?

Suponha que a sua audiência está a pensar em questões do género:

  • “Como vai esta mensagem me afetar?”;

  • “O que ganho ao ouvir e aplicar o que me está a ser dito?”;

  • “Qual o problema se eu não seguir estas orientações?”;

  • “Qual é o benefício que vou ter por prestar atenção a esta mensagem?”

Agora tente responder a estas questões de forma a saber encarar a audiência no caso de estar a ter pouca empatia ou conexão com a mesma.

  • O que pensam os seus ouvintes? O que devem sentir e o que devem fazer?

Coloque-se no lugar dos seus ouvintes e perceba a relevância da informação que está a tentar transmitir.

Conseguir responder a estas perguntas ao longo da sua apresentação é fundamental para não sentir que foi tempo perdido e que não alcançou os seus públicos e ouvintes.