Como deve uma empresa comunicar a nível interno e externo

Uma empresa precisa de comunicar com qualidade tanto com os seus clientes e parceiros, como ter uma boa comunicação interna. Por isso, realizar campanhas de marketing bem elaboradas e focadas em cada público é essencial. Tudo isto para manter e melhorar a percepção de valor da marca para se diferenciar em relação aos concorrentes.

Para alcançar o sucesso do negócio, deve-se trabalhar com transparência e apresentar informações reais, que serão cumpridas sem quaisquer artifícios. Isso fortalece a imagem da empresa e ajuda a construir uma boa reputação junto dos envolvidos, melhorando tanto os aspectos institucionais, quanto as oportunidades de vendas.

A empresa precisa de agir em conformidade com o que diz, pois é este o procedimento que validará a ação de divulgação, além de fomentar o processo denominado “word of mouth”, em conformidade com o mais eficaz canal de relações públicas existente.

O wom presencial é, sem dúvida, o mais valioso ou, pelo menos, aquele que mais conduz à venda. Mas as recomendações online têm um poder cada vez maior, pelo seu potencial de alcance.

As campanhas de word-of-mouth são já presença obrigatória nos planos de marketing das grandes marcas, principalmente nas de grande consumo. Estudos demonstram que o word-of-mouth influenciam as decisões de compra, e que os consumidores procuram informações em websites com conteúdo gerado por utilizadores quando estão interessados num produto ou serviço.