A importância da boa comunicação numa organização

Uma boa comunicação é uma ferramenta essencial para alcançar a produtividade e manter fortes relações de trabalho.

Má comunicação no local de trabalho irá conduzir inevitavelmente a uma equipa desmotivada. Esta pode, consequentemente, começar a questionar a sua própria confiança, as suas capacidades e, inevitavelmente, a organização. É necessário que os colaboradores estejam de acordo com a proposta da empresa, assegurando a eficácia e a qualidade nos serviços.

De forma a promover o nível de satisfação no ambiente de trabalho, é preciso construir um canal de comunicação. Para além disto, é importante promover um acompanhamento no que acontece antes, durante e após o contacto com o cliente.

A Comunicação Interna, ou Endomarketing, procura exatamente promover canais de comunicação claros e abertos em todos os níveis e segmentos da organização. Ela visa favorecer uma correta compreensão dos objetivos. Estes canais são úteis para se obter um maior compromisso com os colaboradores. Tudo isto ajuda na realização dos objetivos propostos e na procura contínua de melhorias. Contudo, esta atitude é imprescindível pois os consumidores adaptam-se aos níveis de desempenho dos serviços.

A comunicação é fundamental para a organização sobreviver e ter um bom relacionamento os públicos. Mas ela acontece através do processo de interação que a empresa desenvolve. Ao trabalhar diariamente com a comunicação , a integração entre colaboradores aumenta, auxiliando no sucesso dos projetos e entendimento das informações.

Para que a comunicação tenha o efeito esperado, ela precisa de ser clara. Comunicar não é apenas passar uma informação a alguém, mas sim, conseguir falar e ser entendido. No quotidiano é comum a troca de informações gerar uma não comunicação, por falta de clareza e interpretações corretas.

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