A importância de ter um Relações Públicas integrado numa Startup

 

É importante que um Relações Públicas esteja integrado numa Startup. Este tem que ter como função construir uma estratégia que encontre soluções para o posicionamento no mercado de forma clara.

A figura do Relações Públicas tem contribuído no sentido de atender os processos de comunicação que as empresas possuem. Desta forma, o contacto próximo com os diversos públicos passa a ser o cerne do trabalho deste profissional. Aliado às novas tecnologias, as possibilidades de alcançar os objetivos aumentam consideravelmente. Tudo isto é importante para uma startup.

Fica evidente o quanto o trabalho de um Relações Públicas pode contribuir para o desenvolvimento desse novo tipo de empreendimento. O trabalho de relação contínua e pró-ativa com os diversos stakeholders mostra-se então indispensável.

É fundamental, no entanto, que as ações de Relações Públicas se adaptem a esse novo cenário para  estreitar relacionamentos com os stakeholders.

A partir da criação de páginas digitais, este profissional pode utilizá-las de forma estratégica. Em contrapartida, a organização também passa a existir no mundo virtual. Atualmente é comum que uma empresa possua mais de uma categoria de página digital, cada qual com uma função estratégica específica. Exemplo dessa prática é a criação de blogs para dar suporte ao site com informações de interesse dos públicos da organização.

Se existe alguma coisa que os criadores de startups querem mais que clientes, é publicidade. Eles querem mais menções, referências e comentários. Mas é fundamental perceber que isto não será alcançado sem a ajuda de um Relações Públicas.

É, enão, fundamental que o Relações Públicas seja reconhecido e que deixe de haver receio em investir na comunicação. Muitas startups falham exatamente por gerirem mal a forma como comunicam. Consulte alguns exemplos aqui.