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Fev 1, 2023

Construção de conhecimento de marcas

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Entre muitos resultados interessantes, o relatório anual de Marketing Global da Nielsen de 2022 mostrou-nos que as empresas precisam cada vez mais de construir o conhecimento da marca para se manterem relevantes.

Nos últimos anos, o mercado de consumo passou por uma mudança radical. As pessoas habituaram-se a fazer compras online, onde as ‘prateleiras são infinitas’. Isto torna mais difícil para as marcas destacarem-se do resto, especialmente porque agora não há nenhum contacto físico preliminar com o produto. Não só isso, como as cadeias de abastecimento foram regularmente perturbadas, forçando os consumidores a procurar alternativas.

Tempos stressantes em B2C e B2B

De acordo com a pesquisa realizada pela Nielsen, “85% das compras estudadas envolviam marcas que o cliente já tinha experimentado no passado. Além disso, 22% dos consumidores relatam sentir-se preocupados ou nervosos por experimentar uma nova marca”.

As empresas não só precisam de aliviar o stress da primeira escolha, mas também de alimentar a relação com novos clientes. Porque, como mencionado anteriormente, os consumidores têm agora mais oportunidades para experimentarem novos serviços.

Quer queiramos quer não, isto também é verdade no mercado Business-to-Business. Estes novos desenvolvimentos no comportamento dos consumidores podem mostrar-se também nos padrões de compra B2B. É claro que os efeitos não são tão dramáticos como no B2C. Porque, como todos sabemos, as empresas lutam pela consistência e estabilidade.

Como Manter a Consciência da Marca

As empresas que querem construir Brand Awareness têm de começar com a investigação. Não só sobre si próprias e o mercado, mas também sobre como o conteúdo é consumido e quais são os temas importantes. O Branding e a ativação da marca têm de ser feitos em conformidade.

Ainda outro relatório Nielsen salienta que “mais de metade dos consumidores dos EUA (52,3%) compra a marcas que apoiam causas que os preocupam; do mesmo modo, mais de 36% esperam que as marcas que compram apoiem causas sociais. A confiança nas marcas é também um influenciador de compra significativo”.

A citação acima mostra que ter uma estratégia saliente, significativa e contínua é uma grande ferramenta para manter a consciência das marcas. Isto também se aplica à comunicação B2B, onde ter parceiros bem conhecidos pelas suas causas sociais pode ser um ponto de venda por si mesmo.

Outra forma óbvia de se manter relevante é desenvolver conteúdos valiosos. Na situação atual, o vídeo é um dos formatos mais populares de conteúdo. No entanto não devemos apenas contentar-nos com isso. A nossa produção tem de evoluir com os tempos, de modo a acompanhar o nosso público. Criamos conteúdo para o cliente, e não para a autointerpretação.

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