A importância das redes sociais num mercado em constante evolução

Num mercado em constante evolução, é importante que as redes sociais acompanhem esse crescimento. Analisar os hábitos dos utilizadores e as tendências que os rodeiam são questões vitais para os departamentos de marketing.

Actualmente, existe mais preocupação sobre as estratégias digitais, sendo que estas ampliam a visão dos consumidores para determinadas empresas. É importante para o marketing incorporar influenciadores (Bloggers, Youtubers, Instagrammers, entre outros) que representem aquilo que a marca pretende transmitir.

Da mesma forma esta realidade permitiu às empresas dar um salto quantitativo e qualitativo nas suas estratégias. O que no princípio gerou inquietação entre as marcas deu agora lugar a uma nova forma de desenhar a comunicação. Ainda mais, é impensável não ter presença em plataformas digitais como o Facebook, Youtube ou Instagram.

Ao mesmo tempo, uma estratégia nas redes sociais procura constantemente a satisfação dos utilizadores e ainda ter um canal de comunicação bidireccional. Neste os seguidores encontram uma marca próxima, amável, inovadora e sempre disposta a ouvir os conselhos e necessidades da comunidade.

A conexão directa e imediata dos clientes com as marcas deve ser entendida como uma ferramenta útil para:

  • Melhorar os serviços;
  • Desenvolver novos produtos;
  • Recolher informações dos consumidores.

Definitivamente, uma comunicação clara e eficaz é fundamental para uma marca se posicionar no digital.