Comunicação e Recursos Humanos | Sinónimos?

4prgeeks

Comunicação da empresa = Recursos Humanos?

Não são sinónimos. Tanto o departamento de Comunicação como o departamento de Recursos Humanos são essenciais a uma organização. Porém, o que acontece frequentemente é as empresas pensarem a Comunicação de forma extremamente redutora e considerarem que esta é uma função dos Recursos Humanos.

Comunicação _ Recusos Humanos _ Say U Consulting _ Abril 2017

Comunicação e Recursos Humanos são funções diferentes, mas a verdade é que andam sempre de mãos dadas.

É essencial uma comunicação integrada na gestão de recursos humanos. Aliás, é essencial uma comunicação integrada na gestão de qualquer departamento de uma organização. Ter uma boa política de comunicação interna é tão importante como estabelecer relações com entidades externas ou potenciar a visibilidade da organização. Qualquer uma das opções está diretamente relacionada com objetivo final: sucesso.

O profissional de recursos humanos é formado para gerenciar pessoas e lidar com os processos relacionados com a gestão do quadro de funcionários da empresa. Tem como responsabilidades gerenciar planos de carreira, políticas salariais, contratações, planos e estratégias de recrutamento e garantir a boa integração dos colaboradores na organização.

A comunicação é assim uma das ferramentas mais importantes para desenvolver a função dos recursos humanos. No entanto, esta é mais que uma ferramenta de cada departamento, é a arma secreta de qualquer organização.

A comunicação tem a capacidade de garantir a satisfação dos colaboradores, desenvolver e fidelizar clientes. Esta apresenta uma enorme relevância estratégica, é a ponte para qualquer transformação na cultura organizacional.

O perfil dos profissionais de ambos os departamentos é semelhante. Entre as características mais procuradas encontra-se as fortes habilidades de comunicação e capacidade de trabalho em equipa.

Qualquer um dos departamentos (Comunicação ou Recursos Humanos) é essencial numa (grande) empresa. Não menospreze os departamentos responsáveis por uma grande percentagem do sucesso da sua organização, concentre-se, por outro lado, em potenciá-los. Assim conseguirá gerar os resultados previstos e obter uma taxa de retorno bastante superior à que tem tido até ao momento. As oportunidades constroem-se.