Dicas para uma gestão eficaz de informação

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Atualmente, o consumidor tem acesso a todo o tipo de informação, antes e após de comprar um produto ou serviço. O público têm à sua disponibilização meios que permitem essa aquisição de informação, desde o conhecimento teórico ao prático.

A simplicidade deve, dado esta possibilidade de alcance alargado, ser um fator a considerar quando se quer transmitir certa informação, garantindo que a mesma é acessível e eficaz perante o destinatário. Quando se trata de conteúdos, a organização tem que estar apta para a necessidade de adaptação do discurso mediante os resultados obtidos. Este processo passa por três etapas:

  • Organizar;
  • Armazenar;
  • Consolidar;

Uma das barreiras que as empresas enfrentam quando produzem conteúdos é a gestão de tempo e como este fator pode influenciar toda a gestão de conteúdos planeada para a estratégia. Para se estabelecer um equilíbrio na organização no processo de elaboração é necessário realizar uma primeira pesquisa em torno do tema escolhido. A utilização de sites de busca como o Google pode conferir uma variedade de opções de leitura e referências essenciais para o desenvolvimento do conteúdo.

Existem várias plataformas digitais que nestes casos são fundamentais enquanto ferramentas orientadas a retirar informação relevante, entre imagens, vídeos e infográficos. Após este momento de pesquisa inicial, deve ser guardada toda a informação relevante de maneira adequada.

Finalizada toda esta recolha de informação, o próximo passo é a elaboração do conteúdo, sendo toda a pesquisa realizada através das plataformas a base para a elaboração de conhecimento adquirido sobre o tema pretendido.

A decisão quanto à estrutura e ao que deve conter cada conteúdo, deve estar de acordo com a comunicação e objetivos da organização. A utilização de métodos que acelerem o processo de desenvolvimento dos conteúdos envolve a eliminação de vários fatores que poderão influenciar a perda de foco no ato da criação de conteúdo. A divulgação do conteúdo é estipulada quando se dá por terminado todo o processo de pesquisa e elaboração de informação original. Quanto a este tópico cabe à empresa estabelecer que canais pretende utilizar e quais estão de acordo com a missão definida.

A última fase é a da interação com o público, após a introdução do conteúdo nos canais, esta pode ser feita com a introdução contínua de informação relevante sobre a organização ou a partilha de factos sobre assuntos da atualidade.