Uma estratégia de storytelling

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O storytelling faz hoje parte do dia a dia das marcas, passando pela capacidade de transmitir pensamentos, ideias e fatos através de uma narrativa fluida, relevante e coesa.

Ou seja, é tudo o que envolve como saber contar uma história, integrando a aposta e o desenvolvimento na capacidade de transmitir uma história que pode constituir um elo de ligação forte entre a organização e o seu público. A passagem de informação através deste meio leva a que as marcas expressem ideias, ambições, acontecimentos e opiniões de forma atrativa, tornando a ligação com o cliente mais próxima.

O pensamento das empresas quando estão a contar histórias não deve estar na comercialização da oferta, mas antes na procura da promoção de uma relação com o público e na partilha das experiências da mesma. Nada melhor para cativar alguém do que uma experiência contada por alguém ou uma entidade capaz de transmitir confiança ou do feedback disponibilizado por outros consumidores que já adquiriram o produto ou serviço ou que experienciaram situações que tiveram com a marca.

Não existem métricas específicas para a construção do storytelling,pois esta é classificada através do efeito criado nas pessoas. Antes de qualquer organização contar uma história deve saber o que quer transmitir, a quem se quer dirigir, o porquê de querer contar essa história, onde quer passar a mensagem, quando a vai passar e como quer falar.

Estas questões são essenciais para que as marcas saibam exatamente aquilo que querem retirar da utilização de uma estratégia de storytelling.