Harmonia: Como consegui-la no local de trabalho?

successsteps

O ambiente é uma dos principais influenciadores da dinâmica organizacional. Quando não existe um ambiente em que dê prazer trabalhar, a produtividade fica automaticamente comprometida. A Say U Consulting partilha consigo os segredos para um ambiente favorável e de crescimento:

 

#1 Espaço

Observe o espaço físico em que os seus colaboradores trabalham. Perceba como é que o pode transformar num espaço com recursos e agradável de estar todos os dias. A decoração diz muito sobre uma empresa, já pensou em criar uma envolvente mais clean?

#2 Motive

O primeiro passo tem de ser seu. Crie uma envolvente de partilha e ambição. Se pretende crescimento dê a entender que a competência gera resultados. Para cada resultado existe sempre uma recompensa.

#3 Incite à relação

A comunicação é a base qualquer processo. É necessário criar relação, partilhar e interagir. Sem comunicação não existe sucesso. Incite ao trabalho em grupo e crie dinâmicas que permitam aos colaboradores ter um maior à vontade. Este tipo de envolvimento reflete-se diretamente na produtividade e consequentemente nos resultados.

#4 Aposte no Reconhecimento

Uma grande percentagem da motivação é também proveniente do nível de reconhecimento que o colaborador sente. O reconhecimento e a motivação andam de mãos dadas. A motivação moral é tão importante quanto a económica e se não existir nenhuma é difícil manter o colaborador. Este precisa de perceber que o apoia e que está, efetivamente, a fazer um bom trabalho. Aposte neste caminho e vai sentir que a boa disposição no seu escritório está a aumentar exponencialmente.

#5 Crie metas reais

A pressão é uma estratégia arcaica. Estabeleça metas ambiciosas, mas reais. Este ponto exige uma grande e eficaz capacidade de gerir, mas assim que o fizer vai sentir a mudança. Este é um meio essencial de motivação. Se estabelecer metas ambiciosas, mas possíveis, quando o colaborador as alcança ganha brilho. A sua motivação aumenta em grande escala porque está a sentir que consegue e que é uma peça essencial para a empresa.