Como a inovação pode levar à construção de um império
O grupo Virgin foi fundado, em 1970, pelo lançamento da Virgin Records, a primeira empresa do grupo. Era uma empresa onde os seus clientes encomendavam discos por email. O poder empreendedor de Richard Branson, fundador do grupo, levou-o a criar várias empresas em vários sectores de negócio:
· Viagem – Virgin Atlantic; Virgin Trains; etc
· Lazer – Virgin Hotels; Virgins Holidays Cruises; etc
· Telecomunicações – Virgin Mobile
· Música e entretenimento – V Festival
· Finanças – Virgine Unite; Virgine Money; etc
· Saúde – Virgin Health; Virgin Active
· Automóvel – Virgine Racing
· Turismo Espacial – Virgin Galatic
Entre muitas outras marcas do grupo. Todas com um elo em comum: o nome Virgin.
Graças à aposta em inovação que a Virgin fez ao longo dos anos, o grupo construiu um império que tem mais de 60 negócios espalhados pelo mundo, conta com 53 milhões de clientes, 69 mil colaboradores em 35 países e uma receita de 16.6 mil milhões de dólares anuais.
Uma empresa que começou com uma pequena loja de discos a passar a explorar o turismo espacial deveu-se à vontade de arriscar e inovar de Richard Branson. O fundador procurava várias lacunas em vários mercados e inovava, criando novos conceitos de negócio para o sucesso da marca.
Em Portugal, a marca está presente através da Virgin Active, os ginásios do grupo.