O Empreendedorismo em Portugal

Em Portugal, o empreendedorismo tem vindo a aumentar no sentido em que algumas pequenas empresas têm como finalidade profissional chegar a grandes empresas. Hoje em dia é possível cumprir os objetivos trabalhando apenas online. O grande desafio dessas empresas é reinventar os modelos de negócios e estratégias de publicidade, gerando impacto no mercado.

Basta olhar para os modelos de negócios das empresas globais que desmistificaram o estilo obsoleto do mercado antigo conhecido pelas fábricas. É possível notar as mudanças em diferentes aspectos. Hoje uma empresa com quatro anos de mercado já tem uma vasta experiência. O caminho é longo para que as pequenas empresas saibam como aplicar o modelo das grandes companhias à sua realidade.

Manter e criar um site ou um blog , atualmente é muito simples, porém ainda exige um elevado grau de conhecimento. No entanto, existem muitas ferramentas para ajudar nesta aprendizagem e procura de melhorias na gestão das redes. O Twitter, LinkedIn, Facebook e Instagram, por exemplo, ajudam a marca da empresa a crescer na internet. É possível dar notoriedade à empresa com uma boa dinâmica na Internet. Estar a par da evolução da tecnologia significa chegar mais longe e atingir o público- alvo.

Um estudo feito pelo Dinheiro Vivo referiu que apenas 16% dos portugueses consideram a sociedade favorável ao empreendedorismo. E isso diz muito do sucesso dos novos negócios. Isto leva-nos a pensar que a sociedade é um grande contribuinte para o sucesso de um negócio empreendedor.