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Fev 14, 2018

O processo de tomada de decisão nas empresas

O processo de tomada de decisão nas empresas

O processo de tomada de decisões nas empresas

Todo o processo que envolve a tomada de uma decisão é complexo.

Gomes (2002) argumenta que podemos classificar a decisão como simples ou complexa, e específica ou estratégica. E sabendo que as consequências desta decisão podem ser imediatas, a curto ou longo prazo.

A complexidade da tomada de decisão começa quando identificamos um problema ou uma oportunidade, que nos leva à necessidade de tomar decisões.

Mas este momento de decisão pode ser bastante difícil e, quando realizado pode trazer consequências positivas ou negativas.

Fatores que influenciam a tomada de decisão:

  • Grau de importância atribuída;
  • Objetivo a ser alcançado;
  • Reflexos da escolha na vida pessoal ou profissional do indivíduo

A base para tomar boas decisões passa pelo autoconhecimento, uma vez que é a partir dele que podemos decidir caminhos a seguir, o que implica uma boa investigação do meio envolvente.

Chiavenato (1997) argumenta que a tomada de decisão é influenciada pelas características individuais do responsável que vai decidir.

Neste sentido, o processo desenvolve-se em sete etapas:

  1. Perceção da situação que abrange algum problema;
  2. Diagnóstico e definição do problema;
  3. Definição dos objetivos;
  4. Busca de alternativas de solução ou de cursos de ação;
  5. Escolha da alternativa mais apropriada ao alcance dos objetivos;
  6. Avaliação e comparação dessas alternativas;
  7. Implementação da alternativa escolhida.

O cenário ideal passa por uma decisão em grupo, ou seja, em conjunto com a administração executiva.

 

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