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Fev 22, 2017

Táxis, Uber ou Cabify?

movers&shakers

Qual das três apresenta maior dedicação ao consumidor?

Depois de um passeio, uma noite com amigos ou para ir de Santa Apolónia até casa, chegado daquela viagem de comboio exaustiva, a opção fora, desde sempre, a rede de táxis. Sem concorrência, estes monopolizaram, durante anos, o mercado. Contudo, a competição chegou e veio para ficar. A Uber foi apenas a primeira concorrente a aparecer. Neste momento, já existe uma segunda, a Cabify. A terceira, a quarta e quem sabe, a quinta, estarão para surgir.

Vantagens e Desvantagens

Tanto a Uber como a Cabify têm vantagens claras em relação aos táxis: conforto, confiança e tecnologia. Por outro lado, os táxis encontram-se em constante circulação. É fácil esticar o braço com aquele charme poderoso de que o consumidor tanto gosta, e recorrer ao serviço de um.

Contudo, das três empresas concorrentes, a Cabify apresenta, sem dúvida, um serviço mais consumer friendly. Esta surgiu em Portugal em meados de 2016 e já se afirma como uma forte concorrente da Uber. Poderemos até considerá-la, a sua concorrência mais direta, considerando fatores como a comodidade ou o serviço personalizado.

Relativamente ao sistema de pagamento, este varia. No táxi pagamos por km e tempo e na Uber, quanto maior a procura, maior a taxa de pagamento. Já quando recorremos ao serviço da Cabify, só pagamos ao km e a taxa não sofre variações. Mas, atenção, nem sempre fica mais em conta. A não ser que consideremos o referido serviço personalizado: o outfit do motorista é formal, o carro obrigatoriamente de qualidade, é dada a cada cliente uma garrafa de água (e às vezes, rebuçados) e ainda existem revistas de Lifestyle para espreitar. À semelhança da Uber também nos perguntam se existe preferência de rádio e se a temperatura está do agrado do consumidor.

Transportes Portugal Melhor Serviço Comodidade Vantagens

No que toca à utilização da app, ambas apresentam uma interface semelhante. Contudo, mesmo neste aspeto, o serviço Cabify consegue apresentar-se mais competitivo. Quando nos encontramos na aplicação e definimos o percurso, é-nos logo apresentada uma estimativa quase exata do valor a ser gasto, o que é fantástico.

Sem meias palavras, o fim do monopólio de táxis que ninguém pensara acabar, foi derrubado. Se até neste segmento a concorrência aparece, ainda acredita que se pode deixar ficar?

Hoje não tem concorrência, amanhã chovem empresas mais tecnológicas e com um serviço de consumidor bastante mais agradável. A criação de vantagem competitiva não passa por querer ser mais que o outro, passa por centrar-se no seu umbigo. Precisa de perceber como é que consegue satisfazer as necessidades daqueles que são os seus Stakeholders e Públicos. Para saber trabalhar o engagement, precisa de ter gosto. Estamos perante um ciclo que tem no centro o sucesso.

Rúbricas Say U Consulting:

Para juntar as peças do puzzle, na próxima quarta-feira poderá ler mais casos de marcas com uma estratégia de sucesso – Movers & Shakers. A nossa rúbrica de quinta – Success Steps – vai deixar-lhe algumas dicas sobre como passar estes bons exemplos para a sua rotina diária.

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