Qual das três apresenta maior dedicação ao consumidor?
Depois de um passeio, uma noite com amigos ou para ir de Santa Apolónia até casa, chegado daquela viagem de comboio exaustiva, a opção fora, desde sempre, a rede de táxis. Sem concorrência, estes monopolizaram, durante anos, o mercado. Contudo, a competição chegou e veio para ficar. A Uber foi apenas a primeira concorrente a aparecer. Neste momento, já existe uma segunda, a Cabify. A terceira, a quarta e quem sabe, a quinta, estarão para surgir.
Vantagens e Desvantagens
Tanto a Uber como a Cabify têm vantagens claras em relação aos táxis: conforto, confiança e tecnologia. Por outro lado, os táxis encontram-se em constante circulação. É fácil esticar o braço com aquele charme poderoso de que o consumidor tanto gosta, e recorrer ao serviço de um.
Contudo, das três empresas concorrentes, a Cabify apresenta, sem dúvida, um serviço mais consumer friendly. Esta surgiu em Portugal em meados de 2016 e já se afirma como uma forte concorrente da Uber. Poderemos até considerá-la, a sua concorrência mais direta, considerando fatores como a comodidade ou o serviço personalizado.
Relativamente ao sistema de pagamento, este varia. No táxi pagamos por km e tempo e na Uber, quanto maior a procura, maior a taxa de pagamento. Já quando recorremos ao serviço da Cabify, só pagamos ao km e a taxa não sofre variações. Mas, atenção, nem sempre fica mais em conta. A não ser que consideremos o referido serviço personalizado: o outfit do motorista é formal, o carro obrigatoriamente de qualidade, é dada a cada cliente uma garrafa de água (e às vezes, rebuçados) e ainda existem revistas de Lifestyle para espreitar. À semelhança da Uber também nos perguntam se existe preferência de rádio e se a temperatura está do agrado do consumidor.
No que toca à utilização da app, ambas apresentam uma interface semelhante. Contudo, mesmo neste aspeto, o serviço Cabify consegue apresentar-se mais competitivo. Quando nos encontramos na aplicação e definimos o percurso, é-nos logo apresentada uma estimativa quase exata do valor a ser gasto, o que é fantástico.
Sem meias palavras, o fim do monopólio de táxis que ninguém pensara acabar, foi derrubado. Se até neste segmento a concorrência aparece, ainda acredita que se pode deixar ficar?
Hoje não tem concorrência, amanhã chovem empresas mais tecnológicas e com um serviço de consumidor bastante mais agradável. A criação de vantagem competitiva não passa por querer ser mais que o outro, passa por centrar-se no seu umbigo. Precisa de perceber como é que consegue satisfazer as necessidades daqueles que são os seus Stakeholders e Públicos. Para saber trabalhar o engagement, precisa de ter gosto. Estamos perante um ciclo que tem no centro o sucesso.
Rúbricas Say U Consulting:
Para juntar as peças do puzzle, na próxima quarta-feira poderá ler mais casos de marcas com uma estratégia de sucesso – Movers & Shakers. A nossa rúbrica de quinta – Success Steps – vai deixar-lhe algumas dicas sobre como passar estes bons exemplos para a sua rotina diária.