u’ve got mail

Fev 28, 2014

Potenciar o Capital de Reputação

movers&shakers

Para compreender a influência que o fator Reputação cada vez mais conquista num mercado globalizado, assente numa série de tipologias de ferramentas tecnológicas de contacto e partilha, recordamos a apresentação de Rachel Botsman sobre esta temática. A apresentação faz a ligação entre reputação, a confiança depositada no momento de oferta de serviços e a presença online numa era em que a Reputação se tornou a mais importante mais-valia de uma organização.

Plataformas de venda online e redes sociais de caráter profissional democratizaram o mercado e constituíram o elemento tecnológico como ferramenta para potenciar a confiança entre estranhos, entre organização/oferta de serviço ou produto e o consumidor. Esta é uma realidade perfeitamente percetível em meios online de compra e venda – tome-se o exemplo da Amazon, e da avaliação efetuada entre utilizadores.

O que a apresentação indicia é a transposição de um fator mais alargado de reputação das redes sociais para o “mundo real”. O crescente volume de informação sobre a relação entre utilizadores online produz um resto de reputação que começará a ter mais influência na forma como conduzimos o nosso negócio.

Tal torna-se visível no aparecimento de plataformas agregadoras de reputação numa gama alargada de serviços, como ponto único de contacto sobre os bens que produzimos e os serviços que disponibilizamos. Conquista espaço o Capital de Reputação: o valor da reputação entendida como intenções, capacidade e valores em distintas comunidades e mercados.

A boa notícia relativamente à Reputação é que esta pode ser moldada. Num momento em que o elemento confiança resulta em influência para além da comunidade em que é adquirida torna-se fundamental compreender de que modo poderemos constituir este fator como elemento positivo em nosso favor, potenciando a capacidade de diferenciação.

To Know: The currency of the new economy is trust

NEWSLETTER

LISBOA
Edifício Castil
Rua Castilho 39 - 10ºE
1250-068 Lisboa

PORTO
Pólo Casa dos Ferradores
Rua Cândido dos Reis 137
4400-073 Vila Nova de Gaia

© 2020 Say U Consulting