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Out 7, 2015

Os passos para alcançar o Marketing Integrado

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Os profissionais do Marketing têm hoje mais escolhas que nunca relativamente ao modo como promovem os seus produtos ou serviços. Para além de métodos tradicionais, tais como a publicidade em imprensa e o marketing direto, o email marketing, a publicidade online e as múltiplas plataformas de social media ou o marketing mobile conquistaram o seu espaço.

E tal como muitas organizações têm vindo a perceber, o que resulta na publicidade impressa não resulta tão bem ou de todo na Web e nas redes sociais – e vice-versa.

Apesar de não existir uma fórmula única para criar uma campanha de marketing integrado bem-sucedida, existem passos que as organizações e os responsáveis pela área podem tomar para maximizar o seu resultado.

Ter uma imagem clara de quem é o nosso público-alvo. É importante conseguir identificar claramente os nossos destinatários, o seu perfil, atitudes, interesses e necessidades e criar mensagens-chave nos canais de comunicação adequados para os alcançar.

Escolher os canais. Nem todos utilizam o Facebook ou leem uma revista. Para além de questionar que canais o nosso público usa devemos perguntar-nos quais são os seus pontos fortes e fracos e de que modo nos vão ajudar a alcançar os nossos objetivos. É preferível concentramo-nos nos canais mais eficazes do que tentar estar em todo o lado ao mesmo tempo.

Ter uma visão consistente. Uma identidade visual é mais que um logo. Integra ter um conceito único, estilo de fotografia e gráficos, cores e fontes. Todos os elementos a utilizar devem parecer ter a mesma origem para que, por exemplo, alguém que leia uma newsletter ou brochura consiga uma ligação visual imediata quando visite o website da organização.

Criar conteúdo claro para múltiplos canais. Porque pode ser necessário a um indivíduo entrar em contacto com a marca várias vezes para a reconhecer ou reconhecer uma mensagem de marketing, o esforço de comunicação deve integrar algumas caraterísticas. A mensagem deve ser clara, despertar o interesse e ser consistente, sendo ainda possível de ajustar para poder ser divulgada em plataformas ou sob formatos distintos.

Assegurar que a mensagem é integrada. Deve ser prestada atenção para que a campanha de marketing conduza ao seu objetivo final, quer este seja um website – que permita a realização de compras, reservas ou subscrições de informação, ou um perfil em social media – que incentive à interação.

Assegurar que as equipas trabalham em conjunto. Caso existam vários membros numa equipa a trabalhar em diferentes projetos integrados numa mesma campanha de marketing, torna-se útil facilitar a comunicação para que a mensagem seja consistente e consolidar diretrizes para a marca durante toda a campanha.

Avaliar o progresso de uma campanha. O mais importante aspeto de qualquer campanha de comunicação, e especialmente de uma campanha integrada, é utilizar as métricas e processos de análise certos para compreender de que modo estamos a alcançar os resultados propostos.

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