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Jan 12, 2016

O retorno da aposta na sustentabilidade

4prgeeks

Apostar na sustentabilidade pode ter resultados efetivos para uma marca, tal como demonstrado pelo estudo da Nielsen “Global Corporate Sustainability Report” realizado em 2015. Durante período, os resultados de vendas de marcas que demonstraram um compromisso para com a sustentabilidade cresceram mais de 4% em termos globais, comparativamente a um crescimento de menos de 1% para as organizações que não incluíram esta vertente na sua atuação.

De modo a conseguir uma visão mais aprofundada dos fatores que influenciam o sentimento do consumidor e os seus hábitos de consumo, a Nielsen entrevistou mais de 30.000 consumidores em 60 países. Aos consumidores foi questionado qual a influência que fatores como preocupações ambientais, o packaging, o custo, o marketing ou possíveis benefícios de saúde e bem-estar tinham nas suas decisões de compra.

A sustentabilidade tornou-se uma preocupação global que continua a adquirir relevância, especialmente em países com populações em crescimento que se encontram a colocar stress adicional sobre o ambiente. Um número crescente de consumidores em regiões em desenvolvimento, a par do público em mercados mais desenvolvidos e já atentos a estas questões, consideram ações tendo em vista a sustentabilidade mais um imperativo que uma mais-valia na atividade de uma marca.

No topo da lista dos fatores de sustentabilidade, que influenciam o momento de compra para quase dois terços (62%) dos consumidores em termos globais encontra-se a confiança na marca. Isto torna-se a oportunidade para as marcas que já desenvolveram um nível elevado de confiança com o seu público avaliarem onde melhor introduzir elementos relacionados com a sustentabilidade nos seus produtos, serviços e metodologias, no sentido de assegurar crescimento e reconhecimento alargados.

Num contexto em que a relação do público com as marcas e as organizações possui este tipo de preocupações, as marcas que ignorarem questões inseridas no espetro da sustentabilidade e a sua divulgação arriscam riscos reputacionais e de negócio adicionais. Tal pode dar à concorrência a oportunidade para criar confiança com um púbico predominantemente jovem, socialmente consciente e à procura de uma oferta em linha com os seus valores.

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