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Abr 4, 2016

Quando o público se revê numa marca

As marcas que dedicam atenção especial ao marketing estão a transformar os seus clientes em criadores de conteúdos – e neste processo encontram-se a potenciar a sua visibilidade e impacto.

Muitas marcas acreditam que o storytelling consiste em conseguir contar histórias sobre si próprias. É verdade que a história de uma marca pode ser interessante, mas o verdadeiro poder do storytelling está na capacidade de criar conteúdo que motive o público a falar sobre a marca e a mantê-la no seu “top of mind” de formas menos intrusivas que a publicidade ou comunicação tradicionais.

O storymaking, por sua, vez permite à marca integrar as histórias que as pessoas à sua volta estão a criar e partilhá-las com um público alargado. Podemos chamar-lhe a próxima evolução no storytelling ou entendê-lo como uma redefinição do modo como as marcas devem comunicar com o seu público.

Não é uma surpresa que um produto como a GoPro esteja na dianteira desta mudança relativamente ao storymaking. A marca modificou o panorama da fotografia e do vídeo quando criou um produto criado à medida para capturar os momentos mais extraordinários dos seus utilizadores. A GoPro tornou-se numa das marcas mais populares em social media devido ao seu conteúdo visual, quase na totalidade capturado pelo seu público apaixonado. A GoPro coloca os seus clientes num pedestal, partilhando o seu conteúdo no Instagram, Facebook, YouTube e noutras plataformas da marca, permitindo que contem a sua história em vez de ser a mesma a investir em divulgação. O sucesso na comunicação efetuada é um exemplo da criação de um produto que permite ao seu público interagir com a marca de um modo original.

 

 

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