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Abr 18, 2016

As razões para contar uma história

successsteps

Contar e ouvir histórias é algo natural para cada um de nós. Este é o poder do storytelling e pode trazer resultados mais eficazes a uma estratégia de marketing se o conseguirmos utilizar para criar uma campanha de conteúdos interessante.

Antes de poder começar a utilizar o storytelling numa estratégia de conteúdos torna-se necessário criar uma história para a marca. Esta revela porque é que a marca é tão importante e o que pode fazer – e porque é que a mesma tem razão de existir. A história da marca envolve não apenas as pessoas, ideias e informação relevante sobre a organização, mas mostra também porque é que o seu público precisa da sua marca e como pode beneficiar a sua experiência.

Uma das mensagens-chave na história da sua marca é a razão da sua organização para existir e o que é que a distingue da concorrência. Mas antes que isso possa acontecer, a organização deve possuir um entendimento claro da base por trás do negócio – os seus objetivos, missão, visão e estratégia.

A perspetiva de como a marca surgiu pode constituir uma boa história. Isto é particularmente verdade se existiu algo de histórico, criativo ou simplesmente profundo no modo como a marca e o negócio tiveram início. Retire inspiração de histórias virais de outras marcas e estude de que forma é possível integrar esta perspetiva histórica na narrativa a apresentar.

O público geralmente procura personagens com as quais se consiga identificar quando lê uma história. Esta personagem representa as pessoas envolvidas na atuação da marca, uma personificação dos seus ideais – e estes devem ser consistentes nas histórias contadas nas diversas plataformas utilizadas.

A missão da marca é a razão pela qual a marca existe de todo, e esta deve ser claramente integrada na história a contar. Deve incluir os problemas e desafios que a marca e o negócio aos quais a marca tenta responder e o que se encontra a ser feito para que isso aconteça.

O público também aprecia o modo como podemos enfrentar obstáculos e ultrapassá-los. Poderá passar a ter uma conexão mais profunda e pessoal com a marca uma vez que se podem relacionar com este tipo de experiências.

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