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Abr 18, 2016

Utilizar o storytelling para potenciar uma marca

 

O storytelling é um dos mais eficazes métodos para introduzir vida numa marca e implementar uma abordagem de conteúdos impactante. Ao dar à oferta disponibilizada uma identidade e ao capturar e partilhar histórias em torno da mesma, conseguimos conduzir o público numa viagem que estes recordarão. No sentido de fazer com que o público forme uma ligação pessoal à marca, as histórias devem ser autênticas, criativas e inspiradoras.

 

O branding emocional é uma estratégia de marketing progressiva que encerra o potencial para aumentar o retorno alcançado e a retenção do cliente. O modo como uma pessoa se sente relativamente à marca determina habitualmente se adquire o produto ou serviço oferecido. Uma marca é uma questão de perceção. Ao contar uma história que inclua desafios humanos, estamos a criar uma experiência que tem eco no público.

 

As histórias cativam por uma razão. Desde a infância que somos atraídos pelas lições que aprendemos, as viagens nas quais embarcamos, o conhecimento adquirido e a oportunidade para libertar a nossa imaginação.

As histórias celebram a nossa cultura e são o testamento das vidas que levamos. As histórias também fazem com que seja mais fácil transmitir uma determinada mensagem. Somos animais sociais com a linguagem como a derradeira forma de comunicação, de expressão de emoções, de compreensão do mundo à nossa volta e de nós próprios. O storytelling é a mais antiga forma de transmissão de conhecimentos e parte da forma como encaramos aquilo que consideramos como evidências está relacionada com as histórias e como as interpretamos.

Ao criar uma história, devemos ilustrar a nossa voz, aquilo que defende e porque importa que para a experiência do nosso público. O storytelling não passa por inventar uma história. Queremos responder a necessidades e a questões, interagir a um nível emocional, conectarmo-nos e encontrar uma voz na interação entre marca e público. O modo como desenvolvemos soluções e propostas de valor recai sempre nas histórias que temos para contar.

 

O storytelling pode ser uma abordagem num projeto específico mas também uma forma de escrever e criar conteúdo, ao relacionar histórias existentes e pessoais à narrativa da marca. Algumas pessoas afirmam que todo o bom conteúdo é storytelling. Isto é um mito. Por vezes o conteúdo tem de ser puramente informativo. O bom storytelling nem é sequer sobre a organização, a marca e a sua oferta. É acerca de emoções, experiências, necessidades e as imagens associadas a estas emoções e necessidades na relação estabelecida com a marca.

 

 

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