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Mar 29, 2017

Comunicar a diferença – MARIA DO ROSÁRIO MATTOS E ASSOCIADOS

A diferença cria destaque. O destaque é a chave para o mediatismo. Mediatismo significa ampliação de visibilidade. Mais visibilidade indica aumento do volume de negócio. Todos concordamos, certo?

O problema encontra-se na forma como criamos respetiva diferença. Se o objetivo primário passar para segundo plano é possível pormos todo o processo em causa.

Lembra-se do caso “Maria do Rosário Mattos e Associados”? Este é um dos exemplos a nível nacional que melhor exemplifica esta situação.

Comunicar no setor jurídico não concede a mesma liberdade que criar uma campanha de comunicação para o setor desportivo, por exemplo. O grau de formalidade difere e o mesmo acontece com a abertura ao que é novo. Cada passo tem de ser bastante bem delineado e pensado e repensado.

A autopromoção das advogadas foi arrojada e rapidamente se tornou alvo de críticas. A opinião pública tomou conta do caso.

O escritório de advogadas foi mencionado por meios de comunicação social como a TVI, SOL, Sábado, RFM, Público, Jornal i ou Meios e Publicidade. Conseguiram que o Presidente do Conselho Distrital de Lisboa da Ordem dos Advogados (Vasco Marques Correia), o Presidente do Conselho de Deontologia de Lisboa da Ordem dos Advogados (Rui Santos), a Bastonária da Ordem dos Advogados (Elina Fraga) e o Bastonário da Ordem dos Advogados (Marinho Pinto) fossem das pessoas mais procuradas a fim de emitirem uma opinião sobre o caso. Foram também o tema nacional em voga nas redes sociais.

Onde reside o grande problema?

O problema encontra-se na forma como a mensagem é passada, a carga visual do vídeo sobrepõe-se ao áudio. A indumentária audaz, os grandes planos e principalmente câmara lenta fazem com que o que está a ser dito não seja realmente ouvido. Ou seja, as qualidades e concretizações da organização passam para segundo plano. Experimente ver o vídeo sem áudio.

A falta de coesão entre mensagens é notável, não tendo sido a melhor estratégia para comunicar o pretendido, a diferença. É a diferença, a nível de métodos e técnicas que permite alcançar resultados. Não tiveram em conta todos os pormenores e escapou-lhes o mais importante: a comunicação deve criar destaque, mas um destaque adaptado àquele que é o target da organização. Acrescentar valor é essencial. E Comunicar a excelente imagem de cada advogada não é uma bom caminho para este objetivo.

Portanto, é uma realidade que a organização conseguiu mediatismo, a questão é: a reputação que a empresa ganhou transparece a imagem que uma organização de advogados pretende? Foi benéfico a nível de objetivos de negócio?

Por uma questão de diretos de autor o vídeo foi denunciado por Maria do Rosário Mattos e Associados e banido do youtube. De qualquer forma a sapo mantém o mesmo online: http://videos.sapo.pt/1jc4OtGySSctLIgi9WiQ?ap=from_auto.

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