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Out 10, 2017

Como a inovação pode ter um papel fundamental na vida de uma marca

movers&shakers

 

Para uma empresa se manter viva ao longo do tempo, tem de inovar. Com o aparecimento de novas tecnologias, as marcas têm de aproveitar para inovar. Não podem ficar paradas no tempo, correndo o risco de serem superadas pelos seus concorrentes.

No que toca à inovação a canibalização é uma estratégia bastante utilizada. Uma estratégia de canibalização consiste em inovar o seu produto, já existente, e lançar o novo no mercado. Esta é uma estratégia utilizada pela Gillette, por exemplo. A marca diz que prefere ser ultrapassada por si própria do que pelos seus concorrentes. Por isso, vemos repetidamente novas Gillettes com características diferentes a serem lançadas no mercado.

Em relação aos serviços, o Facebook é um bom exemplo em que a inovação desempenhou um papel fundamental. Mark Zuckerburg criou o Facebook em 2004. A rede social servia para criar perfis com o objetivo de partilhar informação pessoal e fotografias em círculos de amigos, de forma simples e eficaz. Com o crescimento de utilizadores, a rede social foi inovando ao longo dos anos e tornou-se muito mais que isso. Passou a ser uma empresa com iniciativas de acesso à Internet em países emergentes e tornou-se numa plataforma de publicidade, I&D, etc. Graças uma estratégia de inovação o Facebook tornou-se na maior rede social do mundo. 13 anos depois, passou de uma rede social criada por estudantes para a 4ª marca mais valiosa do mundo, segunda a Revista Forbes.

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