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Jun 28, 2018

É toda a influência boa influência?

Uma estratégia de influência bem-sucedida significa conseguir fazer da associação a determinada personalidade o mote para moldar os pensamentos, comportamentos e ações do público, familiarizando-o com a marca, conduzindo a decisão de compra e potenciando uma ligação a longo-prazo.

Esta é uma estratégia cada vez mais apetecível num mundo de plataformas de social media, de partilha de experiências e de procura de recomendação. Quando uma marca aproveita os canais de um influenciador para se conectar autenticamente com o seu público, o impacto possível pode ser muito mais eficaz do que outros esforços de marketing. Porquê? Por dois motivos principais: os influenciadores operam com a moeda universal da confiança e a confiança converte-se em conversão.

O perigo em implementar este tipo de estratégias passa por associar uma marca a influenciadores que nada têm a ver com a mesma e com o seu espaço de atuação ou não conseguir rentabilizar a visibilidade inicial conseguida. Num estudo desenvolvido pela plataforma de marketeers e profissionais de ecommerce Econsultancy e o Fashion and Beauty Monitor, 73% dos inquiridos apontaram a dificuldade em identificar os principais influenciadores como o maior desafio numa estratégia deste tipo.

Uma estratégia digital assente no papel de influenciadores pode ajudar a criar uma narrativa que vai muito mais além, introduzindo um carácter sentimental e próximo e uma dinâmica de recomendação. O conteúdo desenhado para o influenciador certo assume um poder extraordinário. O problema é quando o conteúdo, o influenciador, a ideia… basicamente tudo bate ao lado.

Face a um processo complexo e moroso, o desafio centra-se em identificar as pessoas certas para falar com o nosso nicho de público mais relevante. À medida que estes influenciadores também se mostram mais exigentes com este tipo de propostas e na seleção das marcas a que se querem associar, o futuro da comunicação passa por conseguir identificar as parcerias mais eficazes e saber como montar uma estratégia que não “bate ao lado”.

 

Marta Gonçalves

Managing Partner | Say U Consulting

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