u’ve got mail

Dez 26, 2018

SUCCESS STEPS | Como comunicar de forma inspiradora

Sabe o que é que Steve Jobs e Martin Luther King têm em comum? Sabem inspirar… E como inspiramos alguém? Simon Sinek descobriu a forma eficaz de o fazer através do Círculo Dourado.

 

Simon Sinek foi quem designou todo este processo como Círculo Dourado, através do seu livro “Starts With Why”, onde coloca questões pertinentes descobre a razão do sucesso de muitas marcas e indivíduos que comunicam de forma diferente.

Esse círculo é, na verdade, um simples gráfico, que coloca as questões do centro para fora: porquê, como e o quê.

Segundo a teoria, todas as pessoas sabem bem o que fazem, algumas pessoas e empresas sabem como, mas apenas uma pequena percentagem sabe bem o porquê de fazerem o que fazem.

Os que realmente alcançam o sucesso, são aqueles que conhecem bem esse PORQUÊ e partilham esse mesmo aspeto com os seus consumidores.

É justamente dessa forma que, segundo o autor, inspiramos as pessoas que se tornam incentivadas e motivadas a uma determinada ação.

Como Simon Sinek defende, “as pessoas não compram o que você faz, compram o porquê de você o fazer.”

O objetivo de negócio de uma empresa não deve ser apenas vender para qualquer um, mas para aqueles que acreditam no que a organização acredita. Se os consumidores acreditam no que a organização acredita, estes, permanecerão fiéis à sua causa.

Um bom exemplo que podemos citar, que segue bem o padrão do círculo dourado, é o famoso discurso de Martin Luther King Jr. no Lincoln Memorial. Se o discurso tivesse começado por “eu tenho um plano” em vez de “eu tenho um sonho”, não teria tido o mesmo sucesso.

Ninguém foi assistir ao discurso de Luther King, por ele próprio, foram porque o viam como fonte de inspiração e sobretudo acreditavam no seu PORQUÊ, a igualdade.

Atualmente, já muitas organizações utilizam esta estratégia para comunicar e a verdade é que os resultados, a longo prazo, estão à vista.

NEWSLETTER

LISBOA
Edifício Castil
Rua Castilho 39 - 10ºE
1250-068 Lisboa

PORTO
Pólo Casa dos Ferradores
Rua Cândido dos Reis 137
4400-073 Vila Nova de Gaia

© 2020 Say U Consulting