u’ve got mail

Mai 31, 2019

Marcas que lutaram por causas sociais

MARCAS QUE LUTARAM POR CAUSAS SOCIAISNunca foi tão importante para as empresas marcarem uma posição nas questões sociais e ambientais. As empresas que assumem uma postura e dão vida a histórias ousadas sobre os problemas, valores e causas que mais importam para elas, têm uma poderosa oportunidade de fazer a diferença e, ao mesmo tempo, atrair clientes com a mesma opinião.

Apresentamos-lhe dois exemplos de marcas que o fizeram na perfeição:

Airbnb

Apenas nove dias depois de o Presidente Trump ter assinado uma ordem de fecho temporário das fronteiras do EUA aos refugiados, o Aribnb exibiu um anúncio em resposta direta à decisão, no famoso intervalo do Super Bowl.

O vídeo mostra diversos funcionários da empresa e tem como mote: “We believe no matter who you are, where you’re from, who you love or who you worship, we all belong. The world is more beautiful the more you accept. #WeAccept”. Junto com o vídeo, foi escrita uma carta e criado um microsite, onde a marca estabeleceu o objetivo de fornecer alojamento, de curto-prazo, a mais de 100 000 pessoas necessitadas, nos próximos cinco anos, começando pelos refugiados, sobreviventes de desastres naturais e trabalhadores humanitários.

A posição tomada pela empresa chamou a atenção de todos, não apenas pela declaração ousada mas por criar um forte apelo à ação para que sua comunidade participe e ajude.

 

Heineken

A marca de cervejas desenvolveu uma experiência social, onde dois estranhos trabalham em conjunto para completar várias tarefas manuais e, ao mesmo tempo, saber mais um sobre o outro. Depois de atingido um nível de à vontade e respeito, é-lhes revelado que cada um deles defende pontos de vista drasticamente opostos sobre os temas culturais / sociais mais polémicos da atualidade, como os direitos das pessoas transgénero, as mudanças climáticas e o feminismo.

Os participantes têm a opção de ficar e conversar a beber uma Heineken ou ir embora. Depois de momentos tensos todos decidem ficar e discutir as suas diferenças. O vídeo pretende mostrar a verdadeira capacidade de empatia e aceitação, mesmo quando somos muito diferentes.

O que esta campanha da Heineken tem que nos chamou a atenção é o facto de estarem a fazer uma promoção ao seu produto mas de forma muito soft. O produto está representado apenas como uma ponte para a comunicação entre as pessoas.

https://www.youtube.com/watch?v=_yyDUOw-BlM

NEWSLETTER

LISBOA
Edifício Castil
Rua Castilho 39 - 10ºE
1250-068 Lisboa

PORTO
Pólo Casa dos Ferradores
Rua Cândido dos Reis 137
4400-073 Vila Nova de Gaia

© 2020 Say U Consulting