u’ve got mail

Mai 5, 2020

Oito passos para uma videoconferência de sucesso

Videoconferência de sucesso

Videoconferência

A videoconferência passou a fazer parte das rotinas de trabalho e será cada vez mais uma ferramenta usada em todas as dimensões laborais, marketing e comunicação incluído. Se não se tiver cuidado com a imagem, colegas e clientes estarão mais atentos à forma do que ao conteúdo. Aqui algumas dicas para estar em videochamadas, sendo que a principal será praticar antes. Antes da sua reunião, ponha o telefone em modo selfie. Se não estiver tão bem quanto deseja, siga estas recomendações:

  1. Verifique o som – Utilize headphones ou coloque-se perto do microfone. Os headphones minimizam o ruído de fundo.
  2. Escolha a melhor luz – Use um candeeiro de secretária. Coloque-o à distância que achar necessária, mas esta será uma luz que se sobrepõe à do ecrã do computador e dará uma sensação confortável e de maior naturalidade. Coisas a evitar são janelas por trás, luzes por cima e candeeiros que transmitam sombra.
  3. Enquadre-se de forma adequada – Sente-se a uma distância do ecrã na qual as pessoas possam ver a sua cabeça, ombros e meio do tronco.
  4. Escolha o fundo certo – Sente-se à frente de uma parede monótona, de uma só cor e sem nada que possa criar uma distração. Se tiver de sentar à frente de alguma coisa, que seja longe de uma estante ou de um quadro, para que as pessoas não fiquem a tentar ver os livros que lê ou a arte de que gosta.
  5. Sente-se corretamente – Sente-se numa cadeira numa cadeira que o obrigue a focar-se na postura. Mantenha ambos os pés no chão, uma vez que se cruzar as pernas pode balançar. Se se sentar no num sofá o mais provável é que deslize e se estiver uma cadeira de escritório vai reclinar-se.
  6. Vista-se de forma apropriada – Os pijamas e roupa desportiva estão fora de opção, mas também não é preciso nada de muito fashion. Deixas as cores berrantes e brilhantes de fora, uma vez que distraem demasiado. Utilize roupas business casual.
  7. Mantenha os olhos na câmara – Poderá ser tentador olhar para o lado para ver como está. Não o faça. Distrai. Se precisar coloque um objeto por detrás da câmara para se focar. Assim, foca-se também na sua audiência. Isto funciona mesmo quando as pessoas estão a ver a sua cara e a sua apresentação.
  8. Evite o plano do nariz – Coloque o laptop ou monitor em cima de livros ou de uma mesa para que a câmara fique ao nível da cara. Se o laptop estiver muito em baixo terá de olhar de cima para baixo. E toda a gente dispensa olhar para narinas…

NEWSLETTER

LISBOA
Edifício Castil
Rua Castilho 39 - 10ºE
1250-068 Lisboa

PORTO
Pólo Casa dos Ferradores
Rua Cândido dos Reis 137
4400-073 Vila Nova de Gaia

© 2020 Say U Consulting