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Mai 7, 2020

Barómetro Nielsen Covid-19: Passada a Páscoa, portugueses voltam à “normalidade” da quarentena

Normalidade da quarentena

  • Decréscimo de 1% nos BGC comparativamente ao período homólogo, que incluía a Páscoa
  • Tendências diferenciadas entre os países próximos de Portugal
  • Crescimento máximo nas ocasiões de compra e número de lares do canal online
  • Dinamismo em Produtos para Animais e Higiene Pessoal e do Lar
  • Canais de proximidade mantêm o peso superior ao período pré-Covid-19

 À sétima edição do Barómetro semanal da Nielsen sobre o impacto da pandemia COVID-19 semana 16, de 13 a 19 de abril de 2020 – mantém-se a quarentena após a Páscoa, com o início do terceiro período do estado de emergência.

As vendas de FMCG registam nesta semana 171 milhões de euros, uma diminuição de 1% face ao período homólogo, influenciada pela comparação com a semana da Páscoa de 2019, mais tardia. Os valores de vendas registaram um decréscimo de 7% comparativamente à semana anterior, uma tendência que se repete, já que também em 2019 se assinalou uma evolução semelhante após esta data festiva.

Normalidade

A tendência verificada em Portugal não se encontra em linha absoluta com a realidade verificada noutros países próximos. Se em Itália se regista uma diminuição acentuada do consumo nesta semana (-16%), em Espanha o cenário é o oposto, com um aumento de 24%.

O realce nesta semana 16 recai também no Online, que atinge o seu crescimento máximo: 289% no número de compras online e 244% no número médio de lares a comprar online.

Cuidados com animais de estimação e Higiene Pessoal e do Lar dinamizam consumo

Neste período, destaca-se pela positiva o crescimento dos Produtos para Animais (comida e acessórios para cães e gatos) e da Higiene Pessoal e do Lar, com incrementos de 18% e 14%, respetivamente.

Em sentido inverso, “surge uma tendência negativa entre os Produtos Alimentares (-3%) e as Bebidas (-13%). Esta é plenamente justificada pelo facto de nos encontrarmos a comparar esta semana com a semana da Páscoa de 2019, na qual estas categorias alcançaram valores naturalmente mais elevados. Este efeito é expresso de forma ainda mais notória na categoria de Confeitaria e Doçaria, com uma quebra de 51%”, explica Marta Teotónio Pereira, Client Consultant Senior da Nielsen.

Normalidade da quarentena

“Após um período em que os portugueses procuraram manter a normalidade das suas vidas e do seu consumo numa época especial como é a da Páscoa, voltam agora a uma normalidade condicionada, à qual já estão habituados: a normalidade da quarentena. Passada a Páscoa, voltam a destacar-se no contexto da Alimentação as categorias típicas da vida em quarentena, nomeadamente as Bebidas Quentes, Conservas, Congelados e Produtos Básicos”, explica Marta Teotónio Pereira.

Normalidade

O momento é de quebra nos Frescos, cujas vendas caem 18% (quando comparadas com a semana homóloga, que incluía a Páscoa 2019). As Frutas e Legumes contrariam esta tendência, crescendo 10%, uma vez que as refeições continuam a ser confecionadas em casa, contribuindo para o forte crescimento dos Legumes, e o crescimento de frutas ricas em Vitamina C comprova que a preocupação com a saúde se mantém.

Normalidade

Promoção mantém evolução positiva

Nas Promoções, a tendência positiva mantém-se face à semana 15, mas se na semana anterior este efeito promocional decorria da conquista de importância do Folheto, ganha agora expressão a Redução Temporária de Preço.

Normalidade

Proximidade mantém relevância para o consumidor

O fator Proximidade mantém um peso acima do verificado no período pré-Covid-19, com uma importância de 14,1% na semana 16, quando no período pré-COVID se situava nos 12,5%.

Todavia, nesta semana em que é renovado o estado de emergência e em que os consumidores prosseguem a sua vida em quarentena, são os Hipers que voltam a ganhar peso: representam 27,3% do total de canais analisados na semana 16, contra 26,5% na semana anterior.

 

Sobre a Nielsen:

 A Nielsen Holdings plc (NYSE: NLSN) é uma empresa global de medição e análise de dados que disponibiliza a mais completa e confiável visão sobre consumidores e mercados em todo o mundo. A Nielsen encontra-se dividida em duas unidades de negócio. A Nielsen Global Media, o indicador de verdade sobre mercados de media, disponibiliza aos setores de media e publicidade métricas imparciais e confiáveis que criam uma compreensão partilhada sobre o setor necessária para o funcionamento dos mercados. A Nielsen Global Connect disponibiliza a marcas e retalhistas de bens de consumo informação e insights precisos e práticos e uma visão completa de um mercado complexo e em mudança de que as empresas necessitam para inovar e crescer.

A nossa abordagem combina dados originais da Nielsen e outras fontes de informação para ajudar clientes a nível global a compreender o que está a acontecer no presente, o que vai acontecer no futuro e como agir com base neste conhecimento.

Uma empresa S&P 500, a Nielsen está presente em mais de 100 países, cobrindo mais de 90% da população mundial. Para informação adicional, visite https://www.nielsen.com/pt/pt/.

 

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