u’ve got mail

Jul 8, 2020

Prémio H2O Inovação já tem finalistas

A vertente orientada a projetos relacionados com a gestão da água e a sustentabilidade do concurso Montepio Acredita Portugal, apoiada pela Águas de Gaia, já tem finalistas.

Lisboa, 08 de julho de 2020 – Já são conhecidos os finalistas do Prémio H2O Inovação by Águas de Gaia, uma iniciativa da Águas de Gaia E.M. S.A., que visa identificar, premiar e apoiar projetos em fase de criação ou expansão associados ao setor da água, saneamento e gestão de águas pluviais (e sustentabilidade ambiental nestas três componentes). Tem ainda por objetivo dinamizar o espírito de iniciativa e distinguir os promotores de empresas inovadoras do setor, valorizando o projeto de forma integrada, de acordo com critérios assentes no potencial do negócio e no perfil dos empreendedores. O projeto vencedor vai ter a oportunidade de ser incubado pelas Águas de Gaia e ser qualificado para participar no ‘Eurovision for Startups’.

O Prémio H2O Inovação recebeu 226 candidaturas, inseridas num total de mais de 10 mil ideias submetidas a concurso. A cerimónia de entrega de prémios vai ter lugar em setembro, uma iniciativa que este ano se realiza num formato 100% online.

Miguel Lemos Rodrigues, Administrador da empresa Águas de Gaia, justifica a associação à iniciativa “enquanto plataforma para potenciar projetos de inovação que possuam um impacto efetivo na melhoria dos serviços disponibilização à comunidade e na qualidade de vida das pessoas. A missão da Águas de Gaia, no seu papel de promoção da gestão eficaz de recursos e de promoção do ambiente e do bem-estar da população, traz consigo uma visão e experiência que consideramos de enorme valor para ajudar novas ideias a traçarem um rumo que possibilite a sua futura implementação e consolidação”. Como explica o autarca, este apoio enquadra-se no desenvolvimento de “uma estratégia de discussão em torno do desenvolvimento sustentável e da criação de mecanismos para a reflexão cívica”.

Os três projetos finalistas foram selecionados por um painel de jurados composto pela equipa da Águas de Gaia e da Acredita Portugal:

  • SCEMAI – Projeto que procura a maximização da performance do consumo energético e monitorização de avarias através de modelos de inteligência artificial e análise de dados permitindo a otimização da produção.
  • Pavimento Drenante Modular– Solução que atende a sete objetivos de desenvolvimento sustentável da ONU, devolve a permeabilidade ao solo, reduz de despesa no tratamento de águas pluviais, permite flexibilidade arquitetónica, melhora o microambiente.
  • More Water / RacionaLUSO– Coleta, tratamento e reuso de água e energia.

Informações adicionais disponíveis em https://acreditaportugal.pt/aguas-de-gaia-h20/

 

Sobre a Acredita Portugal:

A Acredita Portugal é uma organização sem fins lucrativos focada no desenvolvimento e promoção do empreendedorismo nacional, que nasceu em 2008 pela mão de José Miguel Queimado. Desde então, a Acredita Portugal trabalha por, e para todos os portugueses, independentemente da sua formação ou cultura, permitindo que qualquer cidadão tenha oportunidade de perseguir o seu sonho empreendedor. Cada ideia em competição é submetida de forma gratuita, passando por uma avaliação e vendo desenvolvido o seu plano de negócios. Aos projetos vencedores é dada a oportunidade de desenvolver parcerias estratégicas com vista à sua implementação no mercado.

Informações adicionais disponíveis em www.acreditaportugal.pt.

Sobre a Águas de Gaia:

A Águas de Gaia, EM, SA, é uma empresa municipal detida a 100% pela Câmara Municipal de Vila Nova de Gaia representando um instrumento da sua política para o concelho. Tem como objetivo prestar um serviço de excelência, aliado a uma relação de parceria com uma população cada dia mais exigente.

Águas de Gaia assume como principal missão assegurar: a distribuição de água de qualidade aos gaienses; a drenagem das águas residuais e a gestão da rede de águas pluviais, contribuindo para a despoluição do rio Douro e das ribeiras do concelho; a gestão da recolha e encaminhamento dos resíduos sólidos urbanos; a promoção da melhor utilização das praias e zonas balneares do concelho; o contributo para a qualidade de vida das populações.

Informações adicionais em http://www.aguasgaia.pt/.

NEWSLETTER

LISBOA
Edifício Castil
Rua Castilho 39 - 10ºE
1250-068 Lisboa

PORTO
Pólo Casa dos Ferradores
Rua Cândido dos Reis 137
4400-073 Vila Nova de Gaia

© 2020 Say U Consulting