u’ve got mail

Jul 28, 2020

O poder do Marketing Internacional

Marketing Internacional

Marketing internacional

Pensar seriamente a internacionalização de um negócio obriga a conhecer o papel fundamental do marketing e da comunicação nesse processo. No limite, o objetivo é igual em qualquer lugar do mundo: criar valor para os stakeholders e posicionamento da marca em destaque no mercado. Mas o marketing global é mais complexo e traz diferentes desafios.

O marketing internacional, ou marketing global, é o conjunto de estratégias voltado à internacionalização dos produtos ou serviços da empresa. É adaptar a divulgação e promoção os mercados externos para expandir os negócios a nível internacional. É toda inteligência e capacidade necessária para entregar valor para os clientes e stakeholders.

O marketing internacional é a ferramenta que, no mundo globalizado, permite abrir novos mercados e ampliar a vantagem competitiva da empresa.

As empresas procuram o mercado global e a internacionalização por três principais razões: aumentar as vendas; diversificar os riscos e proteção do mercado doméstico interno. Ou seja, a procura de mercados externos é um caminho possível para crescer e procurar novas oportunidades de negócio, principalmente em momentos de crise e instabilidade no país de origem da empresa.

Quando se trata de mercados globais a empresa está perante um novo universo e precisa investir fortemente em informação. O marketing global é desafiador, pois a organização precisa estudar o mercado-alvo do zero e desenvolver estratégias, nomeadamente de comunicação à medida.

Há várias formas de atuar no mercado global, e o marketing internacional deve ser adaptado a cada uma delas. Um bom plano de marketing e comunicação é essencial para que sua empresa ultrapasse as fronteiras e ganhe o mundo. Elaborar, aplicar e desenvolver uma estratégia de marketing de comunicação levará a:

  1.  Reconhecimento da empresa

O marketing de comunicação é o ponto de partida para que uma empresa seja reconhecida no exterior e construa uma marca, conquistando novos mercados, rompendo as barreiras culturais e transmitindo os valores da empresa para um novo público-alvo, preservando ao a identidade da organização.

  1. Conhecimento do mercado

Para prosperar no exterior há que dar prioridade à comunicação e ao marketing no plano estratégico. O conhecimento do mercado é a base para aproveitar as oportunidades.

  1. Reconhecimento da marca

Quanto mais maior a expansão do negócio maior o reconhecimento agregado à marca. Para o conseguir é preciso investir, em permanência, na comunicação e no marketing.

  1. Acesso a novos mercados e oportunidades

O marketing internacional abre portas para novos mercados e oportunidades e permite aproveitar incentivos e vantagens de outros países em termos de recursos e tecnologias.

  1. Proteção contra crises

Outra vantagem de apostar no marketing internacional é a proteção contra crises e oscilações no mercado local.

Seja para expandir o negócio ou ampliar a competitividade, o marketing global estuda o mercado além das fronteiras e prepara uma empresa para prosperar em qualquer país. Para tal é preciso planear a entrada no mercado, com objetivos bem definidos, medidores de sucesso e estratégias adequadas para os atingir, desdobrando o plano em metas e prazos.

Conte connosco para o fazer.

NEWSLETTER

LISBOA
Edifício Castil
Rua Castilho 39 - 10ºE
1250-068 Lisboa

PORTO
Pólo Casa dos Ferradores
Rua Cândido dos Reis 137
4400-073 Vila Nova de Gaia

© 2020 Say U Consulting