u’ve got mail

Ago 25, 2020

A comunicação B2B para além das fronteiras

Business-to-Business

Business-to-Business

O ambiente de comunicação está em mutação constante há mais de dez anos. A nível global a velocidade da mutação é exponencial e o Marketing de Comunicação acrescenta valor às marcas e organizações, ajudando à relação com os stakeholders e à sua notoriedade e relevância.

A proposta da SayU – agência de Marketing de Comunicação com mais de uma década – é ajudar marcas e organizações ajudar a construir propósito, notoriedade e relevância. Com ferramentas e metodologias originais e inovadoras. Como o Business-to-Business – Beyond Business Communication (B2B-BBC).

O projeto, que está a decorrer e cujo âmbito, alcance e resultados serão divulgados ao longo do ano, é desenvolvido pela SayU em parceria com a Escola Superior de Comunicação Social e a Agência para o Investimento e Comércio Externo de Portugal (AICEP) e tem como objetivo compreender, pós pandemia SARS-CoV2, qual o papel da comunicação na forma como as empresas portuguesas B2B exportadoras constroem e gerem relações com os seus stakeholders bem como traçar um plano de ação, que capacite no âmbito da comunicação estratégica as organizações envolvidas tornando-as mais competitivas.

Se pensarmos na área dos serviços, nunca como antes, o número de empresas foi tão grande. Mas é raro o seu tratamento um grupo com identidade própria e nas as questões relacionadas com as empresas Business-to-Business (B2B) raramente se questionam os laços que se tecem nos seus  espaços de interação e as dinâmicas que se estabelecem com os seus stakeholders em cadeias por que podem ser complexas e com múltiplos atores. É neste contexto, e no quadro de uma visão pragmatista do mundo que surge o projeto B2B-BBC.

Em 2019 as exportações representaram 44% no Produto Interno Bruto (PIB) de Portugal, sendo que até 2025 se ambiciona um volume de exportações equivalente a 50% do PIB (AICEP, 2019). Nestes números, as empresas que têm um foco na venda a outras empresas, ou seja, no negócio Business-to-Business (B2B) têm grande expressão (aproximadamente 90%).

A gestão da comunicação nas empresas B2C e B2B ser muitas vezes vista como um processo semelhante, focado na construção de confiança e gestão de relações, no caso das empresas B2B, mais importante que a construção de uma reputação sólida que possa influenciar a decisão do cliente final, é fundamental construir e trabalhar a confiança, que será a base de todas as suas interações.

Conte com a SayU para construir e trabalhar esta confiança!

NEWSLETTER

LISBOA
Edifício Castil
Rua Castilho 39 - 10ºE
1250-068 Lisboa

PORTO
Pólo Casa dos Ferradores
Rua Cândido dos Reis 137
4400-073 Vila Nova de Gaia

© 2020 Say U Consulting