u’ve got mail

Set 9, 2020

Montepio Acredita Portugal Virtual Week: uma semana a discutir o Empreendedorismo pós-Covid-19

MAP Virtual Week

MAP Virtual Week

Esta edição do Concurso Montepio Acredita Portugal integra uma semana de intervenções e mesas redondas virtuais para discutir o contexto atual do Empreendedorismo. O momento junta oradores convidados para debater temas como o impacto da pandemia COVID-19, o levantamento de investimento, o papel da Tecnologia e os desafios da Economia Social e da Sustentabilidade.

Esta edição do concurso Montepio Acredita Portugal (MAP), o maior concurso de empreendedorismo do país e o segundo maior do Mundo, conta pela primeira vez com a “MAP Virtual Week”, uma semana de apresentações, debates e partilha sobre temas relacionados com o ecossistema empreendedor e startups. A decorrer entre 12 e 18 de outubro e com um formato virtual, a MAP Virtual Week será a primeira grande iniciativa deste tipo dedicada ao tema do Empreendedorismo no contexto pós-COVID-19 em Portugal.

Da MAP Virtual Week faz parte uma feira de empreendedorismo digital onde serão apresentados vários dos projetos apoiados nesta 10ª edição do concurso, bem como Meet Ups temáticos que juntam os vários projetos apoiados ao longo dos vários anos da iniciativa, realizadas em conjunto com os principais parceiros da Associação – o Banco Montepio, a KCS IT, a Brisa e a Águas de Gaia. Haverá ainda sessões de mentoria, nas quais qualquer projeto pode receber o apoio da Acredita Portugal e da sua rede de mentores para evoluir e acelerar o seu crescimento.

O programa da “MAP Virtual Week” inclui sessões abertas que permitirão a qualquer pessoa endereçar perguntas a personalidades do setor do Empreendedorismo em Portugal e webinars temáticos com oradores como Tim Vieira (Brave Generation), Filipe Almeida (Portugal Inovação Social), Helena Maio (Portugal Ventures) e Miguel Pina Martins (Science4you) que irão abordar temas como:

  • O impacto do COVID-19 nas empresas Portuguesas. Qual foi o impacto real do COVID-19 nas empresas portuguesas? Quanto tempo vai o mercado demorar a recuperar? Alguma vez vamos voltar a ser o que éramos?
  • Sessão de Mentoria Cron.Studio c/ Diogo Bhovan: Como testar e lançar a minha ideia de negócio? Sessão intensiva para ajudar a desenhar um plano para testar e lançar a sua ideia de negócio com mais velocidade, maior foco e menos riscos. Esta sessão será dirigida por Diogo Bhovan, formador e mentor principal do Montepio Acredita Portugal 2020, e CEO da Cron.Studio, parceira estratégica da Acredita Portugal e empresa de referência na construção de produtos tecnológicos para startups.
  • 2020: Quais as oportunidades trazidas pela crise económica e sanitária? Todas as crises trazem oportunidades. Que oportunidades criou o COVID-19 e como é que as podemos explorar ao longo dos próximos anos?
  • O papel da Economia Social no “novo Portugal”. Como vai ser o futuro da Economia Social em Portugal? O que está a mudar no setor social e de que forma é que as organizações se podem adaptar a isso? Que importância terá o setor social na construção de um “novo Portugal”?
  • Transformação Digital: como preparar a minha empresa para a economia 3.0? O mundo está a mudar e a transformação digital vai alterar a forma como todas as empresas funcionam. De que forma devo adaptar o meu projeto a esta nova realidade? O que posso fazer agora para me preparar para a revolução digital?
  • Portugal no mundo: Os desafios da internacionalização. Quais os maiores desafios que se colocam à internacionalização das empresas em Portugal? Num mundo que é cada vez mais digital como é que Portugal se vai poder afirmar como um player relevante no empreendedorismo global?
  • O que vem depois da Exit? Uma história “do outro lado”. Ter uma exit é o sonho de qualquer empreendedor, mas o que acontece depois? Qual é a sensação de um dia acordar e já não estar envolvido num projeto que nos “roubou” tantos anos de vida? O que vem depois da exit?
  • Mentoria SayU: Como contar a minha história? Sessões de mentoria 1:1 exclusivas para o seu projeto com o objetivo de o ajudar a contar a sua história junto dos media, parceiros e outras entidades. Sessões desenvolvidas em parceria com a SayU, parceira estratégica da Acredita Portugal e empresa de referência na área da comunicação estratégica e apoio à comunicação.
  • Tech ao salvamento! O papel das novas tecnologias na transformação dos negócios tradicionais. Quais são as tecnologias emergentes que vão mudar a forma como as empresas funcionam? Como é que as novas tecnologias podem contribuir para salvar os negócios tradicionais?
  • Apoios ao empreendedorismo: Que programas existem e como me posso candidatar? Que apoios existem ao empreendedorismo em Portugal? Como me posso candidatar? Descubra tudo numa sessão organizada em parceria com o IAPMEI.
  • Tentei mas falhei. E agora? O que acontece se falhar? O que acontece quando as empresas fecham? Casos de empreendedores para quem falhar foi apenas um sintoma de tentar.
  • Como é que os investidores e Big Corp encaram o falhanço? Depois da minha empresa fechar posso tentar voltar a levantar investimento? Como é que os investidores encaram o falhanço? E se decidir ir para uma big corp? O que vão pensar ao ver no meu currículo tantos anos num projeto que não resultou?
  • Mentoria Inventa: Como proteger a minha Propriedade Intectual? Sessões de mentoria 1:1 exclusivas para o seu projeto com o objetivo de o ajudar a defender a sua propriedade intelectual. Sessões desenvolvidas em parceria com a Inventa International, parceira estratégica da Acredita Portugal e empresa de referência na defesa da propriedade intelectual.
  • O futuro da mobilidade na economia portuguesa. Como vai ser a mobilidade em Portugal daqui a 20 anos? Os carros ainda vão ser de cada um ou as deslocações vão passar a ser apenas mais um serviço para o qual utilizamos uma app? Como é que as startups e empresas de mobilidade nos podem ajudar a preparar para este futuro?
  • Empreendedorismo em Portugal: Quais os próximos passos? O empreendedorismo em Portugal teve um boom ao longo dos últimos anos. Das incubadoras locais ao Web Summit, Portugal tornou-se uma “Nação Startup”. Quais os próximos passos do nosso ecossistema? Para onde devemos crescer agora?
  • Porque existem tão poucas mulheres CEO? O que leva a tão pouca liderança feminina nas empresas portuguesas? Será que não existem oportunidades para as executivas subirem tanto na carreira? Como se resolve esse problema?
  • Preparar o pitch: Afinal o que querem ouvir os investidores? O que saber antes de começar à procura de investimento? Porque é que os Business Angels não me respondem? O que estou a fazer mal? Afinal, o que quer ouvir o investidor?
  • Mentoria Finnova: Como aceder a fundos europeus? Sessões de mentoria 1:1 exclusivas para o seu projeto com o objetivo de o ajudar a descobrir a que fundos europeus se pode candidatar e como utilizar os apoios da Europa para acelerar o seu crescimento. Sessões desenvolvidas em parceria com a Finnova, parceira estratégica da Acredita Portugal e da Comissão Europeia no lançamento e promoção das novas calls de financiamento.
  • Empreendedorismo Azul. Salvar o mundo e ter uma exit com uma startup na indústria das águas. Quais os desafios que se colocam na indústria da transformação, distribuição e tratamento das águas? Que problemas podem ser resolvidos pelos empreendedores de maneira a terem uma startup com sucesso ao mesmo tempo que melhoram milhares de vidas?

A iniciativa é organizada em parceria com a Virtual Fair e desenvolvida pela Media Invest. As inscrições são gratuitas e podem ser feitas em www.mapvirturalweek.pt.

 

Sobre a Acredita Portugal

O Concurso Montepio Acredita Portugal é uma iniciativa sem fins lucrativos que organiza o maior concurso anual de empreendedorismo em Portugal, com mais de 10 mil projetos empreendedores todos os anos e 90 mil projetos apoiados. Através dos seus parceiros ajuda a impulsionar empresas ou projetos numa fase inicial, oferecendo desde mentoria e formação a investimento e inúmeros prémios.

A Acredita Portugal trabalha por e para todos os portugueses, independentemente da sua formação ou cultura, permitindo que qualquer cidadão tenha a oportunidade de perseguir o seu sonho empreendedor. Cada ideia em competição é submetida de forma gratuita, passando por uma avaliação e vendo desenvolvido o seu plano de negócios. Aos projetos vencedores é dada a oportunidade de desenvolver parcerias estratégicas com vista à sua implementação no mercado.

Contactos de Assessoria de Imprensa

Say U Consulting

NEWSLETTER

LISBOA
Edifício Castil
Rua Castilho 39 - 10ºE
1250-068 Lisboa

PORTO
Pólo Casa dos Ferradores
Rua Cândido dos Reis 137
4400-073 Vila Nova de Gaia

© 2020 Say U Consulting