u’ve got mail

Out 2, 2020

MAP Virtual Week debate Empreendedorismo na era pós-COVID-19

Empreendedorismo pós-COVID-19

Empreendedorismo pós-COVID-19

10ª edição do Concurso Montepio Acredita Portugal conta com semana de intervenções e mesas redondas virtuais para discutir os desafios atuais do ecossistema empreendedor. A iniciativa junta dezenas de oradores para uma discussão abrangente sobre o impacto da pandemia COVID-19, o levantamento de investimento, o papel da tecnologia e os desafios da economia social e da sustentabilidade, o empreendedorismo pós-COVID-19

Na 10ª edição, o concurso Montepio Acredita Portugal, o maior concurso de empreendedorismo do país, criou uma iniciativa pioneira: a “MAP Virtual Week”, uma semana de apresentações, debates e partilha sobre temas fundamentais para o ecossistema empreendedor. Entre 12 e 18 de outubro, e num formato online, é a primeira grande iniciativa dedicada ao Empreendedorismo no contexto pós-COVID-19 em Portugal.

A sessão de abertura da iniciativa contará com o testemunho de André de Aragão Azevedo, Secretário de Estado para a Transição Digital.

Ao longo desta semana serão abordados temas como a alteração da forma como as empresas funcionam perante a transformação digital e o papel das novas tecnologias na inovação de negócios tradicionais, o que vem depois da Exit numa startup, os apoios ao empreendedorismo, o falhanço entre investidores e Big Corp, o futuro da mobilidade na economia portuguesa, a liderança no feminino e o empreendedorismo sustentável.

Como explica Fernando Fraga, CSO da Acredita Portugal, “no ano em que alcançamos uma década de história do Concurso, e face ao contexto atual, fez-nos todo o sentido reunirmos alguns dos principais intervenientes e mentores do ecossistema empreendedor em Portugal para conjugarmos experiências, visões e metas para o futuro do País. A MAP Virtual Week é, essencialmente, uma iniciativa de partilha, destinada a disponibilizar conhecimento sobre o que significa hoje ser Empreendedor e o que tal deverá significar amanhã, e dotar todos os interessados de ferramentas que possam introduzir na atuação das suas empresas e no desenvolvimento dos seus projetos. Queremos, acima de tudo, capacitar um segmento relevante de ‘fazedores’ que, perante um cenário de desafios acrescidos, pode ter uma palavra a dizer na formulação de novas ideias, na mobilização de recursos e na revitalização da economia. Queremos que esta seja uma plataforma de incentivo e ação para potenciar o espírito empreendedor dos Portugueses.”

A MAP Virtual Week conta com várias sessões e dezenas de oradores, entre os quais:

“2020: Quais as oportunidades trazidas pela crise económica e sanitária?” – Tim Vieira (CEO, Brave Generation), Helena Maio (Advisor, Portugal Ventures), Pedro Bandeira (Founder e CEO, Core Angels) e Isabel Neves (Vice-presidente, FNABA – Federação Nacional de Business Angels) refletem sobre as oportunidades trazidas pela crise da COVID-19 e o modo como as podemos explorar ao longo dos próximos anos.

“O papel da economia social no novo Portugal” – Fernando Amaro (Diretor da Área da Economia Social, Banco Montepio), Sérgio Barroso (Conselho Nacional da Fundação Aga Khan Portugal), Tânia Marques (Project Development Coordinator, IPAV – Instituto Padre António Vieira) e Filipe Almeida (Presidente, Portugal Inovação Social) apontam o futuro da economia social em Portugal, o que está a mudar no setor e de que forma as organizações se podem adaptar a essa nova realidade.

“Portugal no mundo: Os desafios da internacionalização” – José Correia (Diretor Geral, Milk Dynamics), Pedro Silveira (Direção Comercial, AICEP) e Miguel Pina Martins (CEO, Science4you) apontam os maiores desafios que se colocam à internacionalização das empresas em Portugal e de que modo, num mundo cada vez mais digital, pode Portugal afirmar-se como um player relevante no empreendedorismo global.

“Empreendedorismo em Portugal: Quais os próximos passos?” – Ana Marques (Rede Nacional de Incubadoras), José Vale (Direção de Empreendedorismo e Inovação, IAPMEI), Diogo Bhovan (CEO, Cron.Studio) e Fernando Fraga (Acredita Portugal) avaliam o boom do empreendedorismo em Portugal nos últimos anos e os próximos passos para este ecossistema num momento em que, das incubadoras locais ao Web Summit, Portugal se tornou uma “Nação Startup”.

Da MAP Virtual Week fazem ainda parte uma feira de empreendedorismo digital para os projetos a concurso nesta edição do Montepio Acredita Portugal, meet ups e webinars temáticos, momentos de mentoria e sessões abertas que permitirão a qualquer pessoa endereçar perguntas a personalidades do setor do Empreendedorismo em Portugal.

A iniciativa é organizada em parceria com a Virtual Fair e desenvolvida pela Media Invest. As inscrições são gratuitas e podem ser realizadas em www.mapvirtualweek.pt.

Contactos de Assessoria de Imprensa

Say U Consulting

NEWSLETTER

LISBOA
Edifício Castil
Rua Castilho 39 - 10ºE
1250-068 Lisboa

PORTO
Pólo Casa dos Ferradores
Rua Cândido dos Reis 137
4400-073 Vila Nova de Gaia

© 2020 Say U Consulting