u’ve got mail

Out 13, 2020

MAP Virtual Week: Empreendedorismo no pós-Covid-19

Empreendedorismo no pós-Covid

Empreendedorismo pós-COVID-19

MAP Virtual Week arrancou com discussão sobre o impacto da pandemia Covid-19 entre as empresas e empreendedores e o papel da economia social perante um contexto de novos desafios.

André de Aragão Azevedo, Secretário de Estado para a Transição Digital, abriu hoje a MAP Virtual Week, uma semana de debates sobre Empreendedorismo organizada pela Acredita Portugal. O governante reconheceu na iniciativa um exemplo de perseverança e crença no futuro e na construção de um país cada vez melhor, associando o carácter digital e de dirupção do evento a um caminho digital a ser empreendido pelo Governo para potenciar o reconhecimento de Portugal como país fortemente inovador e uma startup nation.

O primeiro dia de debate foi dedicado ao impacto do Covid-19 nas empresas Portuguesas e ao modo como startups e PME podem enfrentar e sobreviver a uma segunda vaga da pandemia, num painel que contou com a participação da Startup Portugal, Mazars, IAPMEI e Turismo de Portugal, a par da identificação de oportunidades trazidas pela crise económica e sanitária e a forma como estas podem ser exploradas ao longo dos próximos anos (Core Angels, Special Edition & Bravegeneration, Portugal Ventures e FNABA). O sucesso empresarial foi, no momento atual, associado à capacidade de resiliência, sustentada na capacidade para identificar oportunidades e aproveitar as circunstâncias para acelerar a inovação.

A discussão realizada continuou com uma reflexão sobre o futuro da economia social em Portugal por stakeholders da área (Portugal Inovação Social, Instituto Padre António Vieira, Fundação Aga Khan Portugal e Banco Montepio). Perante as mudanças a ocorrer no setor e as possibilidades de adaptação a uma nova realidade, a tónica foi colocada na capacidade de colaboração. Num cenário de incerteza, torna-se imperativo rentabilizar recursos e fazer uso da rede da economia social para endereçar um novo quadro de necessidades.

A iniciativa continua amanhã com a questão da transformação digital, da preparação das empresas para a “Economia 3.0” e o impacto das novas tecnologias nos negócios tradicionais, os desafios que se colocam à internacionalização das empresas em Portugal num mundo que é cada vez mais digital e o que acontece aos empreendedores depois do “exit” de um projeto.

As apresentações, debates e partilhas da MAP Virtual Week decorrem até ao próximo domingo, dia 18 de outubro, em formato online. Saiba mais sobre o empreendedorismo no pós-Covid.

Sobre a Acredita Portugal

A Acredita Portugal é uma organização sem fins lucrativos focada no desenvolvimento e promoção do empreendedorismo nacional. Nasce em 2008 com a missão de fomentar uma cultura de possibilidade para libertar o potencial empreendedor dos portugueses, procurando desenvolver o espírito empreendedor e de perseverança dos Portugueses que acreditam nos seus projetos mas a quem falta a oportunidade de os concretizar. Informações adicionais em https://acreditaportugal.pt/.

Contactos de Assessoria de Imprensa

Say U Consulting

NEWSLETTER

LISBOA
Edifício Castil
Rua Castilho 39 - 10ºE
1250-068 Lisboa

PORTO
Pólo Casa dos Ferradores
Rua Cândido dos Reis 137
4400-073 Vila Nova de Gaia

© 2020 Say U Consulting