u’ve got mail

Fev 18, 2021

Aceler@Tech promove projetos inovadores no setor no Turismo

Aceler@Tech

Aceler@Tech

Tem início o período de inscrições para o Aceler@Tech in Portugal, o programa organizado pela Acredita Portugal com o apoio do Turismo de Portugal que quer potenciar a inovação no Turismo e atrair investimento para Portugal. A iniciativa integra ainda um conjunto de debates sobre oportunidades diversificadas no setor.

Arrancaram as inscrições para o Aceler@Tech in Portugal. Este é um programa internacional de aceleração organizado pela Acredita Portugal, com o apoio do Turismo de Portugal no âmbito do Programa FIT, e que tem como objetivo atrair para o país a melhor inovação ligada ao Turismo e assim contribuir para o aumento da competitividade e inovação do setor. Aos projetos vencedores vão ser atribuídos mais de 20.000€ em prémios financeiros.

A Secretária de Estado do Turismo, Rita Marques, que marcou presença na sessão de abertura do Acelera@Tech, partilhou a perspetiva do Governo, afirmando que “o nosso objetivo é posicionar Portugal na liderança do Turismo a uma escala global, uma ambição simples que exige a conjugação de vários recursos e foco. Nesse sentido, o que temos vindo a fazer através do NEST – Centro de Inovação do Turismo é criar um hub que potencia competências técnicas, recursos, formação e inovação numa plataforma única para apoiar as empresas no setor a serem mais competitivas. A intervenção do Turismo de Portugal faz-se também através da parceria desenvolvida com intervenientes responsáveis por organizar programas de aceleração – como a Acredita Portugal, universidades e investidores, que tornam possível identificar boas ideias e criar um ecossistema dinâmico no setor do Turismo.”

Fernando Fraga, Diretor de Inovação da Acredita Portugal, explica a relevância do programa já que “um Turismo competitivo e inovador é essencial para manter o posicionamento de Portugal enquanto player mundial no setor e conseguir ultrapassar os desafios atuais. Programas como o Aceler@Tech permitem estimular a inovação das nossas startups, identificar o que de melhor se faz neste contexto e promover a sua implementação nas empresas portuguesas. Uma iniciativa com esta dimensão complementa o esforço a ser empreendido pelo Turismo de Portugal na criação de melhorias que tornem o Turismo nacional uma referência à escala global”.

Gaia é a cidade host da iniciativa, tendo o Município já demonstrado a disponibilidade para receber localmente os melhores projetos internacionais, através das incubadoras promovidas em parceria com a Acredita Portugal.

O programa visa criar e desenvolver novos negócios baseados em ideias inovadoras e disruptivas no setor do Turismo; apoiar o desenvolvimento de projetos que contribuam para a sustentabilidade económica, social e ambiental, agregando tecnologias e métodos disruptivos que ajudem as empresas a passar dos modelos operacionais tradicionais para tecnologias avançadas e processos mais eficientes; ajudar as startups a adquirirem conhecimentos, redes e apoios especializados para transformar e integrar a sua ideia nos ecossistemas digitais portugueses e europeus; destacar soluções de promoção e desenvolvimento de produtos e recursos locais com origem em zonas rurais; e apresentar soluções inovadoras para a recuperação do setor do Turismo.

Todos os projetos inscritos na iniciativa vão passar por uma fase inicial de aceleração. Entre os projetos que concluam com sucesso esta primeira fase vão ser selecionados os 20 melhores, que transitam para uma segunda fase de aceleração em que irão ser postos em contacto com diversos mentores com experiência no desenvolvimento de negócio e/ou na área do Turismo, investidores nacionais, empresas portuguesas líderes do setor com quem poderão desenvolver pilotos e startups portuguesas ligadas ao Turismo com quem poderão explorar sinergias. Ao mesmo tempo, todos os projetos vão ser capacitados com competências-chave que irão apoiar o seu desenvolvimento em Portugal.

Ao longo das próximas semanas, a iniciativa integra também diversos webinars de promoção da oportunidade que Portugal representa para projetos ligados ao Turismo e as razões para um projeto internacional nesta área se dever lançar no país: Investimento (17 de fevereiro), Turismo e Vinhos (3 de março), Hotelaria e Serviços de apoio ao Turismo (10 de março), Diversidade das Regiões (17 de março), Turismo de Saúde e Natureza (24 de março) e Apoios, financiamento e entrada na Europa (31 de março).

As sessões do Aceler@Tech podem ser acompanhadas nas redes sociais da Acredita Portugal, do Aceler@Tech e no website oficial da iniciativa https://www.aceleratechinportugal.com/

Contactos de Assessoria de Imprensa

Say U Consulting

NEWSLETTER

LISBOA
Edifício Castil
Rua Castilho 39 - 10ºE
1250-068 Lisboa

PORTO
Pólo Casa dos Ferradores
Rua Cândido dos Reis 137
4400-073 Vila Nova de Gaia

© 2020 Say U Consulting