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Abr 19, 2021

Reorganização e diferenciação da Comunicação

Diferenciação da Comunicação

Diferenciação da Comunicação

São poucas as organizações que estão despertas e conscientes para os benefícios de dar espaço para que a Comunicação, entendida num sentido lato e que não se resuma à comunicação de produto ou serviço, possa contribuir para a competitividade das organizações.

De acordo com o estudo InterComm, apenas uma pequena percentagem das empresas, com uma dimensão e maturidade distintas, entende e gere de um modo diferenciado os assuntos associados à sua Comunicação, investindo em comunicação institucional e explorando outros canais de comunicação, como os órgãos de comunicação social ou as redes sociais, e estabelecendo relações com associações do setor e outros parceiros estratégicos.

O estabelecimento de parcerias estratégicas torna mais eficaz o esforço de prospeção de clientes, a manutenção de uma relação mais próxima com o mercado alvo e a diferenciação da comunicação com os diversos stakeholders.

Simultaneamente, as feiras setoriais surgem como outro dos investimentos preferenciais quando se fala da Comunicação das empresas que participaram no estudo, na medida em que representam espaços para contacto com potenciais clientes e fortalecimento das relações com os já existentes. Com as restrições impostas à circulação de pessoas, a proximidade com o cliente, seja em feiras ou em visitas comerciais, torna-se um desafio para as empresas B2B exportadoras, pois grande parte dos pontos de contacto para o estabelecimento de relações e a construção de confiança parecem ter desaparecido.

Sabendo que a Comunicação nas empresas B2B deve ser relacional, personalizada, genuína e sustentada na proximidade, as empresas tiveram de se reinventar em formatos diferentes de relacionamento aos quais não estavam habituadas.

Começam a surgir novas ferramentas como feiras digitais, visitas virtuais e aplicações, que permitem evidenciar experiência, know-how e expertise, e, por outro lado, começam a explorar-se novas formas de potenciar a visibilidade destas organizações através das redes sociais, da publicação de artigos de opinião e de contactos comerciais de carácter mais focado e personalizado.

O compromisso para o futuro consiste em comunicar mais. Proactivamente de forma diferente. O caminho deve ser encurtado para alcançar e manter a proximidade com os stakeholders. Comunicar não é meramente interagir; é criar relações de confiança potenciando o trabalho de todos os envolvidos.

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