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Abr 22, 2021

InterComm Report: estudo da ESCS identificou 7 grandes tendências entre empresas B2B

Foram apresentadas as conclusões do estudo InterComm Report – B2B Communication Trends in Global Businesses (InterComm), desenvolvido pela Escola Superior de Comunicação Social do Instituto Politécnico de Lisboa e a SayU Consulting – Evoke Network, com o apoio da aicep Portugal Global. Para além de identificar tendências, este trabalho pretende ajudar na acção, apontando vários caminhos de reflexão sobre o papel da Comunicação na construção e gestão de relações com os stakeholders das empresas B2B exportadoras nacionais.

Os dados recolhidos no estudo InterComm Report permitiram destacar pontos focais relevantes no modo como as empresas olham para a Comunicação e a integram na estratégia global de negócio; e identificar tendências de reflexão, associadas à forma de perceber os desafios actuais e futuros: Cenarização e Agilidade, Inovação e Comunicação, Reorganização da Comunicação, Novas formas de comunicar para se diferenciar, Aceleração da Transformação Digital, Combinação do Presencial com o Digital, e A Comunicação na gestão dos stakeholders.

Para além de identificar tendências, o o estudo InterComm Report – B2B Communication Trends in Global Businesses pretende ajudar na reflexão e acção, salientando caminhos de resposta aos desafios colocados às empresas B2B exportadoras nacionais. O contributo destas para o crescimento económico do país é muito relevante, e, segundo o estudo, o seu sucesso está relacionado com uma Comunicação eficaz com todos os stakeholders. Eficácia que passa pelo aumento da sua reputação e construção e consolidação das suas relações, dando a conhecer a inovação, construindo sinergias e confiança e cooperando num espaço de diálogo e negociação.

«Os resultados do estudo apontam para uma necessidade urgente de olhar de forma diferente para os investimentos em Comunicação. Para serem mais competitivas no ‘novo normal’ as empresas revelam ser necessário antecipar e implementar novas soluções que vão para além de ‘comunicar o negócio», conclui Ana Raposo, da ESCS. «Para cumprir o objectivo de acrescentar valor à organização e a tornar mais competitiva, a Comunicação B2B tem de ser guiada por processos de mapeamento e gestão de stakeholders, com os objectivos de negócio em mente», salienta a investigadora.

«Uma empresa será mais eficiente se gerir os processos de Comunicação com os diferentes stakeholders de forma planeada e intencional. Tanto é que, em momentos de crise ou menos positivos, a Comunicação é a primeira função chamada a intervir», reforça Marta Gonçalves da SayU Consulting. «O cenário em que estamos a viver há mais de um ano e que não sabemos ao certo quando terminará, tornou evidente que é tempo para que se compreenda a importância estratégica da Comunicação e o seu contributo na competitividade das empresas», acrescenta.

 

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