u’ve got mail

Mai 12, 2021

A “voz” que inspira confiança na marca

Função estratégica da comunicação

Função estratégica

A conjuntura atual evidenciou a necessidade e importância de as empresas construírem e gerirem as relações com os diferentes interlocutores na cadeira de valor. A Comunicação, entendida com função estratégica abrangente, permite às empresas não só vender produtos e serviços, mas também aumentar capital de confiança e notoriedade, tornando-as mais competitivas e bem-sucedidas na concretização das suas metas de negócio.

A Comunicação assume-se como a “voz” das marcas, inspirando confiança em tempos de incerteza e servindo como âncora da relação das organizações com o mercado. Sempre que uma empresa aposta em novos mercados, o reconhecimento da marca é determinante para acelerar o sucesso do negócio.

O reconhecimento de uma empresa no mercado não depende somente da qualidade dos seus produtos/serviços, mas também de uma combinação de fatores como a sua história, a sua missão, visão, valores, os resultados alcançados, a experiência passada no setor, os planos de investimento, entre outros. Todos estes elementos são determinantes e devem ser alavancados na Comunicação, permitindo a criação de “capital de confiança” e notoriedade junto dos vários stakeholders.

O planeamento da Comunicação deve ser um trabalho em permanente desenvolvimento e adaptação às diferentes realidades, devendo ser realizado em coordenação com a gestão da empresa. O desafio está em desenhar uma estratégia e um plano que oriente a intervenção a realizar, que defina o tom e o rumo a seguir para que todas as atividades, peças, materiais e fontes de Comunicação funcionem em harmonia para alcançar as metas desejadas. No fundo, “tangibilizar” a proposta de valor que não está presente na oferta apresentada.

O sucesso futuro precisa de parcerias sólidas que agreguem e beneficiem todos os parceiros. Assim se obtém o compromisso e se criam os recursos suficientes para a aposta estruturada na Comunicação, para apoiar iniciativas que fazem sentido com o alinhamento global da marca, e que garantam a coerência da mensagem. O investimento das empresas terá de passar pela cultura e alinhamento com os valores da marca.

Conte connosco para que a “voz” de todos os stakeholders seja uníssona.

NEWSLETTER

LISBOA
Edifício Castil
Rua Castilho 39 - 10ºE
1250-068 Lisboa

PORTO
Pólo Casa dos Ferradores
Rua Cândido dos Reis 137
4400-073 Vila Nova de Gaia

© 2020 Say U Consulting