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Jun 29, 2021

Diagnosticar contexto e criar marca

Diagnóstico de contexto

Diagnóstico de contexto

Entre estes está o desafio que passa por definir os eixos de intervenção de uma organização ao nível das Relações Públicas (RP) e da Comunicação, de forma a reforçar a sua contribuição para a criação de diferenciação, reputação, confiança e legitimidade.

Um papel reforçado para as RP e Comunicação em contexto organizacional é a base para potenciar o processo de tomada de decisão, promover uma conexão real e autêntica com os stakeholders e, ao mesmo tempo, promover uma liderança diferenciada.

Diagnosticar contexto; criar marca; gerir reputação; identificar stakeholders; comunicar; avaliação e prospetiva são os eixos de intervenção e a sua conjugação permitirá gerir de forma abrangente todos os ativos estratégicos, reforçando o papel das RP e Comunicação na organização e criando valor.

Depois da conceção e desenvolvimento, o desafio está na sua implementação. Na lógica e estratégia de colaboração e parceria com os clientes que a define há 12 anos, a SayU Consulting ajuda também na superação deste desafio.

Um diagnóstico de contexto analisa a dimensão do mercado, tanto em volume quanto em valor, os vários segmentos de clientes e padrões de compra, a concorrência e o ambiente económico em termos de barreiras à entrada e regulamentação. Ajuda a reduzir riscos, a identificar tendências emergentes e a projetar objetivos e proporciona informação sobre o negócio, permitindo um maior entendimento do público-alvo e da concorrência, ajudando a construir uma estratégia de marketing mais direcionada.

Na sua implementação há que avaliar as características específicas do mercado e setor de atividade, apontar intervenientes relevantes e agregar informação quantitativa sobre a sua dimensão e viabilidade, ao mesmo tempo que se identificam as tendências e transformações em curso no mercado e que posam ter um impacto significativo na forma como a organização desenvolve a sua atividade e se apresenta aos stakeholders.

Criar a marca passa definição da identidade de uma organização e da sua razão de ser – o que a torna única – expressa através do seu propósito, crenças e valores corporativos. Esta criação deve formar a base da estratégia de negócios e da comunicação, vincular objetivos de negócios ao impacto social, ético e ambiental, servir como um filtro para modelos de tomada de decisão e orientar comportamentos alinhados com a estratégia e os valores da organização. Quanto maior a clareza e relevância do propósito, maior a consistência e coerência no contacto com a marca e maior a eficácia e eficiência na interação com os stakeholders.

Implementar este eixo passa pela definição de ativação de propósito, com a liderança do processo e seleção da metodologia para definição do propósito e ativação de comportamentos de apoio como recomendar, trabalhar, comprar ou investir. Ao mesmo tempo assenta na gestão estratégica da marca corporativa como plataforma de relacionamento com todos os stakeholders, desenho e implementação de experiências relevantes, consistentes e coerentes e a participação na formulação de valores, crenças e princípios corporativos que constroem a cultura corporativa e ativam comportamentos alinhados para todos os colaboradores.

Saiba como o fazer aqui.

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