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Jun 29, 2021

Gerir reputação e identificar stakeholders

Gerir a reputação

Gerir a reputação

A reputação deve ser entendida como a melhoria contínua de todas as ações e comportamentos relevantes dentro da organização, de forma a atender às expetativas dos stakeholders e potenciar sentimentos de admiração, estima, respeito e confiança. A gestão da reputação e desenvolvimento de competências específicas para medir e gerir o risco reputacional é um poderoso impulsionador para promover a transformação contínua da organização em busca da excelência.

Gerir a Reputação passa por padronizar sistemas de gestão e medição de reputação para todas as partes interessadas, desenhando planos de reputação para melhoria contínua, incorporando indicadores de reputação global, demonstrando o seu impacto na criação de valor para o negócio e alinhando-a com incentivos e procedimentos de recompensa para gestores e colaboradores. A par, integra o risco de reputação no sistema de risco da empresa, estabelecendo planos de monitorização para mitigar quaisquer riscos potenciais e identificar oportunidades para fortalecer a reputação e o negócio, respondendo às seguintes questões:

O processo de identificação dos stakeholders agrupa-os de acordo com seus níveis de participação, interesse e influência na atividade desenvolvida pela organização, determinando a melhor forma de envolver e comunicar com cada público relevante. Esta análise é estrategicamente valiosa antes de iniciar qualquer tipo de campanha de comunicação, uma vez que quantos mais stakeholders forem identificados previamente, mais informação houve  sobre os mesmos e quanto mais a comunicação lhes for dirigida, maior a probabilidade de alcance dos objetivos e metas propostas.

O eixo alavanca-se no mapeamento destes, com a categorização dos relevantes para a marca numa classificação que integre o seu grau de influência na atividade da marca, interesse, e nível de participação para depois, através de ações por target pensar estrategicamente de que modo abordar cada um dos stakeholders identificados. Depois de integrar os stakeholders em perfis torna-se possível para começar a próxima fase do processo de gestão – desenvolver seu plano de comunicação com as partes interessadas.

Saiba como identificar os stakeholders e gerir a sua reputação aqui.

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