u’ve got mail

Ago 31, 2021

Comunicação como estratégia

InterComm Report

InterComm Report

Um estudo recente, desenvolvido pela SayU Consulting em parceria com a Escola Superior de Comunicação Social e a AICEP, revela que, num grande número das empresas, falta uma estrutura organizada e transversal de Comunicação. Esta está remetida ao apoio à venda, é apenas operacional, feita à medida do interlocutor ou mesmo sem qualquer relação com os objetivos estratégicos do negócio e da organização.

Mais de um quarto das empresas inquiridas no estudo “InterComm Report” não acredita que a Comunicação tenha uma relevância estratégica ou  um lugar de destaque nos caminhos a traçar e a percorrer, apesar de clientes e colaboradores estarem no top of mind destas organizações.

De acordo com esta investigação, pioneira, são poucas as empresas que estão, de facto, despertas e conscientes para os benefícios de dar espaço para que a Comunicação, entendida num sentido lato e que não se resuma à comunicação de produto/serviço da responsabilidade dos departamentos comerciais, possa contribuir para a competitividade das organizações.

Apenas uma pequena percentagem, com uma dimensão e maturidade distintas, entende e gere de um modo diferenciado os assuntos associados à sua Comunicação, realiza investimentos em termos de comunicação institucional,  explora diferentes canais ou estabelece relações com parceiros estratégicos.

Às empresas exige-se, hoje, que consigam endereçar de forma global comunicação interna, comunicação digital, as questões da reputação – que são as bases estruturantes para nortear todas as outras áreas de intervenção da comunicação –, a relação com os media, a sustentabilidade, a gestão do risco e a comunicação de crise, a gestão de eventos, e todas as outras ações que possam ser dinamizadas com o objetivo de criar leads.

É fundamental procurar sempre demonstrar coerência, cadência e continuidade, tendo uma abordagem estratégica à Comunicação, fazendo um mapeamento e gestão de todos os stakeholders.

NEWSLETTER

LISBOA
Edifício Castil
Rua Castilho 39 - 10ºE
1250-068 Lisboa

PORTO
Pólo Casa dos Ferradores
Rua Cândido dos Reis 137
4400-073 Vila Nova de Gaia

© 2020 Say U Consulting