u’ve got mail

Out 20, 2021

GO360 da SayU em mais 150 ideias de negócio

Empreendedorismo em Portugal

A parceria com a Acredita Portugal foi o mote para a SayU Consulting, com o seu modelo GO360»»PR4Startups, integrar a Comunicação estratégica direcionada às Startups na sua oferta. Foram mais de 150 os projetos finalistas do maior concurso de empreendedorismo português, e o segundo maior do mundo, apoiados ao longo dos últimos sete anos pela consultora. 

A SayU Consulting é desde 2014 o braço armado da comunicação da associação Acredita Portugal e um dos parceiros estratégicos no apoio à construção do ecossistema de empreendedor português como o conhecemos hoje. Desde a estratégia de reposicionamento da associação ao suporte à comunicação de todas as suas iniciativas – em que o Concurso Banco Montepio Acredita Portugal, Aceler@Tech e Acredita Incubação assumem maior destaque -, a parceria tem sido a oportunidade de evangelizar os agentes e stakeholders do setor para a importância da aposta na comunicação para o sucesso das Startups nacionais.

Potenciar o sucesso das Startups nacionais está no centro da missão da Acredita Portugal. Como explica Fernando Fraga, Diretor de Inovação da associação, “o espírito empreendedor dos portugueses foi confrontado com a reduzida oferta de ferramentas de capacitação: são poucas as entidades que apoiam os empreendedores com ideias de negócio mais simples a perceber como o podem fazer de forma economicamente sustentável e falta capacidade de financiamento para projetos de menor escala. Deste ponto de partida foram mais de 100.000 os projetos apoiados, mais de 11.000 planos de negócio desenvolvidos e várias dezenas de projetos incubados.” 

“Parte do desafio, neste ambiente tão heterogéneo, passa por conseguir evidenciar a validade deste tipo de oportunidade e mostrar o que de extraordinário os empreendedores portugueses estão a fazer. Um objetivo no qual a comunicação – e o papel particular da SayU Consulting – possui uma importância fundamental”, conclui Fernando Fraga.

Demonstrar a importância de apostar estrategicamente na comunicação tem sido o foco da intervenção da SayU Consulting. Como explica Marta Gonçalves, Managing Partner da consultora, “os últimos anos foram de explosão do fenómeno Startup. O empreendedorismo tornou-se um termo recorrente no vocabulário de negócio e nunca como hoje vimos nascer tantos projetos. Mas quando tudo é novidade, como podemos apresentar diferenciação, ser relevantes e conquistar um espaço próprio? A Comunicação surge como uma função com importância crescente, assumindo uma nova posição prioritária entre o pensamento estratégico das marcas. Este é o meio para ter uma voz perante stakeholders e assegurar representatividade num contexto em que todos julgam ter algo para mostrar e uma história para contar. Saber como o fazer, e contar com o expertise e as ferramentas para o concretizar, é o grande desafio de comunicar o empreendedorismo. 

As largas dezenas de projetos de empreendedorismo e Startups apoiados nos últimos anos com a GO360> PR4Startups validaram a importância do investimento e da aposta em comunicação na superação dos obstáculos que estes novos projetos encontram para singrar e o papel que a comunicação tem no contacto com parceiros, investidores e clientes, alavancando de todo o processo de aceleração destes novos negócios”, reforça ainda Marta Gonçalves.

O modelo “GO360” é hoje uma metodologia de comunicação pensada para permitir uma resposta estruturada de comunicação a Startups e projetos emergentes e de suporte às suas metas de negócio, tendo servido como alavanca de posicionamento do ecossistema nacional de empreendedorismo e inovação. 

Apoiar distintas dimensões do empreendedorismo

Para além do suporte ao Concurso Banco Montepio Acredita Portugal, o maior concurso de empreendedorismo do país orientado a qualquer pessoa com uma ideia de negócio, a SayU Consulting tem desenvolvido a sua atuação também no apoio a outras dimensões da atividade da Acredita Portugal, com uma associação direta ao universo do empreendedorismo. Quer com a definição e implementação de ações de divulgação a novas plataformas (Acredita Incubação), quer através do apoio integrado nos prémios atribuídos a projetos internacionais (Aceler@Tech).

O espaço Acredita Incubação é um projeto de incubação destinado a disponibilizar suporte e ferramentas a empreendedores nas áreas das indústrias criativas, do empreendedorismo tecnológico e da economia social, nascido da parceria entre a Acredita Portugal e a Câmara Municipal de Vila Nova de Gaia.

O Aceler@Tech é um programa internacional de aceleração, organizado pela Acredita Portugal e apoiado pelo Turismo de Portugal, que visa a atração para Portugal das melhores ideias de negócio e Startups ligadas ao estratégico setor do Turismo.

Sobre a Acredita Portugal

A Acredita Portugal é uma organização sem fins lucrativos focada no desenvolvimento e promoção do empreendedorismo nacional. Nasce em 2008 com a missão de fomentar uma cultura de possibilidade para libertar o potencial empreendedor dos portugueses, procurando desenvolver o espírito empreendedor e de perseverança dos Portugueses que acreditam nos seus projetos mas a quem falta a oportunidade de os concretizar. Informações adicionais em https://acreditaportugal.pt/.

Contactos de Assessoria de Imprensa

Say U Consulting

 

NEWSLETTER

LISBOA
Edifício Castil
Rua Castilho 39 - 10ºE
1250-068 Lisboa

PORTO
Pólo Casa dos Ferradores
Rua Cândido dos Reis 137
4400-073 Vila Nova de Gaia

© 2020 Say U Consulting