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Nov 4, 2021

Brands e Bots: A Comunicação reinventada

Comunicação reinventada

Reinventar a Comunicação afigura-se uma tarefa difícil, mas num momento de transformação e adaptação generalizadas, também o modo como comunicamos terá necessariamente de ser diferente. Importa conhecer as tendências e as tecnologias destinadas a alcançar e envolver pessoas, apresentar marcas e transmitir mensagens.

Em Comunicação, a transformação digital refere-se à mudança de uma visão de “complacência digital” para a procura ativa da eficácia, através do uso adequado e da otimização dos canais digitais. Concretamente, significa refinar canais, plataformas e processos digitais para obter insights mais profundos que deem forma à abordagem a desenvolver e potenciem a presença, a visibilidade e a interação.

A primeira etapa nesta estratégia de transformação digital consiste em avaliar o valor dos canais e ferramentas de Comunicação em utilização.  O website, social media, ferramentas de automação e análise e bases de dados podem ser melhor rentabilizados? Existem opções mais interessantes para as necessidades identificadas? Um diagnóstico completo a estas ferramentas e canais garante um ponto de partida mais sólido e uma perspetiva mais clara do percurso a cumprir.

Uma verdadeira otimização da presença digital e dos canais de contacto com os stakeholders, depreende a existência de sistemas que comunicam e operam em conjunto. Insights de carácter mais complexo e avançado podem gerar integrações aprimoradas entre canais e equipar o interveniente neste contexto de uma visão holística, identificando tendências e oportunidades, ao mesmo tempo que oferece uma experiência mais direcionada e relevante.

Contar com uma estratégia de transformação digital é essencial para ser ágil e adaptável face à emergência de um “novo” público cada vez mais exigente, que espera não só produtos ou serviços de qualidade, mas também experiências de compra únicas e personalizadas.

A transformação digital permite transformar o interesse inicial em ação, gerando o canal para a partilha de informação e um call to action. O uso de análises preditivas pode ajudar a selecionar a mensagem apropriada e que fará a diferença para o público.

Abraçar a transformação digital significa adotar uma abordagem centrada no cliente em todos os sentidos – a cada vez mais omnipresente UX – e é por isso que personalizar os esforços de Comunicação é tão importante, algo impossível sem o suporte da Inteligência Artificial, Analytics ou Data.

Parte do esforço comunicacional migrou para o Digital, a importância de saber como comunicar, essa, mantém-se.

 

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