u’ve got mail

Nov 12, 2021

Prémio K.Tech: KCS IT escolhe projeto empreendedor e aponta o rumo à inovação

Lisboa, 12 de novembro de 2021 – O projeto JobCoach foi o vencedor do Prémio K.Tech, integrado no maior concurso de empreendedorismo nacional – o Concurso Banco Montepio Acredita Portugal. O prémio, orientado a ideias de negócio relacionadas com novas tecnologias de informação e com a sua implementação em áreas de negócios tradicionais, está a cargo da KCS IT. Pelo quinto ano consecutivo, a consultora é Venture Partner da iniciativa.

Num contexto de procura de emprego que pode ser incerto e confuso, em que faltam o acompanhamento personalizado e os recursos, o JobCoach apresenta-se como uma plataforma digital que agiliza a entrada dos estudantes no mercado de trabalho, fazendo um match entre finalistas e o mercado e mudando o paradigma atual de recrutamento ao eliminar pain points recorrentes. A plataforma disponibiliza um processo, no final do qual se recebe um selo de qualidade, que oferece os métodos, as ferramentas e o coaching necessários para a integração dos alunos no mercado de trabalho.

Joana Eitner, Co-Founder da JobCoach, aponta a relevância da participação no concurso para “nos manter motivados a não desistir do projeto e perceber que todos os negócios passam por dificuldades e obstáculos que implicam trabalho, dedicação e persistência para serem superados. Por outro lado, foi bastante importante para networking e criação de uma rede de empreenderes dispostos a ajudar-nos nas suas respetivas áreas. Por último, ensinou-nos a vender e a falar sobre o nosso negócio, adaptando o pitch ao público em questão.”

A iniciativa serviu, também, para identificar novas necessidades, tais como “aumentar a equipa ou subcontratar determinados serviços como Copywriting e Development e iniciar a oficialização da empresa, visto que vários futuros passos dependiam da mesma”, conclui.

A equipa da KCS IT é parte ativa deste processo de apoio e mentoria, através do acompanhamento ao desenvolvimento e avaliação dos projetos no decorrer das várias fases do concurso. À JobCoach, a consultora disponibiliza agora o acesso a uma bolsa de horas para a implementação de melhores práticas, uma intervenção que tem em vista a sua entrada no mercado.

Uma parceria para potenciar o espírito empreendedor

A parceria com a Acredita Portugal é encarada pela KCS IT como a oportunidade para, numa altura em que o mundo vive uma realidade completamente inesperada, continuar a inovar, a acreditar e a apoiar o espírito empreendedor, dando origem a um momento dinâmico e de recuperação económica.

A apetência e capacidade para inovar e apresentar soluções originais para as necessidades identificadas no mercado são destacadas pela equipa da consultora, que constata nestes cinco anos de participação na iniciativa uma evolução da qualidade e sofisticação das ideias apresentadas.

Se, anteriormente, a maioria dos projetos procurava apenas uma transição de um formato físico para o digital, hoje em dia a seleção inicial é mais criteriosa e as ideias apresentadas são mais inovadoras e primam pela diferença que podem realmente fazer no mercado. Além disso, todos os participantes revelam uma maior capacidade e preparação para os momentos de apresentação e avaliação, respondendo com mais qualidade às solicitações e questões com que se deparam no decorrer do concurso.

Tiago Farinha_KCS iTComo refere Tiago Farinha, Diretor Geral da KCS IT, “ao longo desta parceria temos sido constantemente surpreendidos e ficado impressionados com a forma como os concorrentes acreditam e mantêm a fé nos projetos que apresentam. É bastante motivador ver como se empenham nas suas ideias e como defendem aquilo que fazem, além da enorme capacidade de contornar obstáculos e ultrapassar as dificuldades que possam surgir. Todos os projetos que surgem neste concurso são exemplos fortes da capacidade de fazer diferente, de encontrar respostas para lacunas no mercado e na sociedade e de responder a necessidades gerais do mundo atual – seja em que área for.”

Uma aposta estratégica na inovação

O empreendedorismo e a inovação fazem parte da estratégia global da KCS IT e estão refletidos no negócio, projetos e parcerias desenvolvidos pela consultora, tendo em vista a resolução de necessidades a nível corporativo e da sociedade em geral e a contribuição para um mundo melhor e mais sustentável.

Ao concurso a KCS IT traz este histórico: “temos a experiência e o know-how para apoiar tanto startups como empresas já estabelecidas no mercado. Através de um processo de mentoria, mas também do apoio na gestão de projetos e até no desenvolvimento de aplicações e software, conseguimos ajudar ideias a serem concretizadas e projetos a crescerem. Fazemos uma análise que tem tanto de dedicada como de exigente, no sentido de perceber que candidaturas têm realmente futuro”, explica Tiago Farinha.

Nesta visão de apoio ao desenvolvimento das empresas insere-se o lançamento, já este ano, de uma nova área de Consulting Services, onde está integrada a procura pela inovação. Também neste eixo, e em conjunto com o Governo Regional dos Açores, a Sociedade para o Desenvolvimento Empresarial dos Açores e a Academia de Código, a KCS IT desenvolveu um hub de inovação na ilha Terceira: a Terceira Tech Island. Além de objetivos ligados à solidariedade social, transformação profissional e desenvolvimento desta localização, o projeto tem como foco principal a orientação de soluções para a inovação e a criação de produto.

 

###

Sobre a KCS IT:

A KCS IT oferece hoje um conjunto multifacetado de serviços que passam pelo outsourcing, pela consultoria estratégica (com serviços como Research&Development, Team as a Service e Delivery Center) e pela formação. Essa diversidade reflete-se num vasto grupo de clientes oriundos de diferentes setores e indústrias.

Com uma equipa inovadora e ágil, flexível e dedicada, a consultora cresceu para se tornar numa empresa que é reconhecida pela sua experiência em gestão de projetos através da implementação de boas práticas internacionais como PMI® e alinhada com as soluções Microsoft, Esri, Salesforce e SAP.

Ao longo do tempo a KCS IT desenvolveu a sua presença internacional, possuindo atualmente presença em vários pontos de Portugal (Lisboa, Porto, Leiria e Ilha Terceira), Bélgica e Luxemburgo.

Informações adicionais em www.kcsit.pt

Sobre o Concurso Banco Montepio Acredita Portugal:

O Concurso Banco Montepio Acredita Portugal é uma iniciativa sem fins lucrativos que organiza o maior concurso anual de empreendedorismo em Portugal, com mais 10 mil projetos empreendedores todos os anos e um total de 100 mil projetos apoiados. Os seus parceiros ajudam a impulsionar empresas ou projetos numa fase inicial, oferecendo desde mentoria e formação a investimento e inúmeros prémios.

Informações adicionais em www.acreditaportugal.pt

NEWSLETTER

LISBOA
Edifício Castil
Rua Castilho 39 - 10ºE
1250-068 Lisboa

PORTO
Pólo Casa dos Ferradores
Rua Cândido dos Reis 137
4400-073 Vila Nova de Gaia

© 2020 Say U Consulting