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Mai 2, 2022

Criar uma cultura de Comunicação Pública

A comunicação realizada pela sociedade civil, Estado, Governo e terceiro setor, com foco no interesse público e na formação de uma sociedade democrática e empenhada em cidadania é a definição de Comunicação Pública.

O seu objetivo último é encurtar distâncias sociais e ampliar a capacidade analítica individual em prol do coletivo. A comunicação pública esbate fronteiras entre o público e o privado, abre espaço para a atuação da sociedade civil e das suas organizações em áreas tidas até então como exclusivas do Estado e exige dos cidadãos uma postura atuante, crítica e responsável.

Assim, a Comunicação Pública surge como um processo comprometido com a promoção de uma gestão aberta, qualificando canais, meios e recursos que permitam a viabilização da comunicação de interesse público e o envolvimento de toda a sociedade. Deve ser consciente, rápida e adaptada às necessidades dos cidadãos para que estes possam aceder a informações públicas como, por exemplo, impostos, vacinas, discussão de políticas públicas, mudanças de legislação ou direitos e deveres de cidadania. Deve ainda informar o cidadão, dando-lhe poder.

Construir comunicação de qualidade, nomeadamente Comunicação Pública, exige muito mais que tecnologia, mensagens em quantidade e meios de divulgação destas. Exige estudo, planeamento, estratégia, diversificação e customização.

Não se tratar de aumentar a quantidade de mensagens e canais usados para as distribuir. Trata-se de qualificar essa comunicação, delimitando os stakeholders para os quais esta dever ser ou não trabalhada, garantindo que a mensagem transmitida é de fácil compreensão para que não haja exclusão ou discriminação.

Na Comunicação Pública, a peça chave é a criação de uma cultura de comunicação transversal e integrada a todos os envolvidos no interesse público, com compromisso de diálogo e tendo em atenção diferentes perspetivas na procura de consensos e consolidação da democracia.

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