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Mai 31, 2022

Uma história no universo de uma marca

As histórias não são todas iguais e as empresas e marcas têm mais histórias para contar do que imaginam. O desafio está em torná-las uma boa história.

A dinâmica e constante inovação do Marketing tem como resultado o surgimento de novas estratégias a todo o momento. Um exemplo recente e que se tem vindo a atualizar e disseminar constantemente é o Branded Content, uma solução inovadora para os desafios de transmitir a mensagem e contar a história de uma marca ou empresa.

Branded Content é criação de conteúdo diretamente relacionados com universo de uma marca e relevantes para os seus públicos. Conteúdo não intrusivo, que não é sobre o produto/serviço e não pode ser exclusivamente comercial. É algo que informa, que educa, que entretém. É a construção de uma narrativa relevante para o consumidor. Consumidor que no atual momento da comunicação assume múltiplas identidades que, consoante o momento e a necessidade, o fazem interagir de forma diferente.

Os dados mais recentes revelam que quando há um engagement do consumidor com branded content, a memória da marca é 59% superior do que com publicidade, nomeadamente ad banners. É uma solução de conteúdo de marca, de criação de conteúdo diretamente relacionado ao universo de uma marca.

Conteúdo esse que precisa de ter qualidade e relevância para o público-alvo e torna as pessoas mais próximas das marcas e com reações 62% mais positivas. A probabilidade de passarem mais tempo no ecossistema da marca aumenta 14%.

Branded content posiciona-se numa interseção de informação, entretenimento, publicidade e marketing, é muito flexível e adaptável, pode ser desenvolvido numa multiplicidade de canais e o seu sucesso assenta numa diversidade de fatores e regras como: o formato ou a duração não faz a história; as histórias virais não nascem virais e as plataformas não determinam o sucesso, mas a escolha da plataforma certa é determinante.

Lembrar ainda que produzir conteúdo não é uma ciência exata, mas há várias perguntas de partida a responder para aumentar a sua eficácia: quem é a audiência e que temas lhe interessam; a abordagem a escolher é empatia ou utilidade e a história a contar está alinhada com os valores e objetivos da marca.

Já todas as marcas perceberam que contar uma história bem contada pode ser decisiva. Mas por vezes torna-se difícil fazer a diferença entre tantas e tantas boas histórias. Mais do que comprar um produto ou serviço os consumidores gostam e vão continuar a sentir-se atraídos por marcas que os consigam emocionar e engajar.

Porque contar uma boa história ainda pode ser um segredo para o sucesso.

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