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Set 22, 2022

A organização do social media

Numa organização, vários departamentos gerem e interagem com as plataformas de social media. Estes incluem o marketing, Relações Públicas ou comunicação empresarial, e por vezes as divisões de TI.

Códigos de Conduta em Social Media

Devem existir políticas e diretrizes claras em matéria de social media em todas as organizações. Especificar quem pode comentar questões relacionadas com o trabalho nos meios de social media, bem como delinear protocolos e normas a seguir. É vital nomear quem é responsável pela monitorização e reportagem deste tipo de meios.

Como a maioria dos meios de social media, a gestão destes segue a tradição da publicidade em muitas organizações. Por conseguinte, insere-se nas práticas de marketing. Contudo, a publicação de notícias, monitorização dos meios de comunicação social, e resposta a comentários em linha quando necessário, é mais tipicamente uma responsabilidade de Relações Públicas ou de comunicação empresarial. Deixar todo o envolvimento dos meios de social media para o marketing pode levar ao desejo de vender. No entanto, é importante não ser excessivamente promocional na utilização destes meios.

Social Media em Relações Públicas

Os profissionais de Relações Públicas abraçaram os media digitais e sociais, porque estes proporcionam novas formas de alcançarem e se relacionarem com os seus stakeholders. Este desenvolvimento proporciona às organizações a oportunidade de se envolverem em conversações mais relevantes. As empresas podem contar a sua história ou passarem a sua mensagem-chave a segmentos do público ou ao público em geral, de uma forma interativa.

É agora geralmente reconhecido que nos encontramos numa nova era de comunicação, em que a transparência e o diálogo real com os stakeholders desempenham papéis-chave. Contudo, apesar da importância da abertura e interatividade para o diálogo, a participação e o envolvimento, há sinais de que os meios de social media não estão a cumprir as promessas transformistas. Pelo contrário, são utilizados como uma transmissão unidirecional de mensagens políticas e organizacionais.

Contudo, as organizações, especialmente as grandes, não parecem estar a utilizar plenamente o potencial interativo destes meios para construir e manter relações com as partes interessadas. E se olharmos para a utilização da social media pela maioria das grandes corporações, vemos instrumentos de comunicação social utilizados de uma forma unidirecional para levar as mensagens ao público

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