Comunicação de Produto é o processo de divulgar um produto no mercado. Inclui decidir o posicionamento e as mensagens do produto, lançar o produto e garantir que vendedores e clientes o compreendem. O marketing de produto visa impulsionar a procura e a utilização do produto.
O facto é que o marketing de produto ou Comunicação de Produto não termina após a chegada do produto ao mercado. O processo de marketing de um produto dura muito depois do seu lançamento, no sentido de garantir que os stakeholders certos conhecem o produto, sabem como utilizá-lo e que as necessidades e o feedback dessas pessoas são ouvidos durante o ciclo de vida do produto.
Quando os profissionais de marketing de produtos sabem exatamente para quem os seus produtos se dirigem, o marketing pode começar.
Um produto útil e bem conseguido não é criado no vácuo. Nas semanas e meses anteriores ao lançamento de um produto, os profissionais de marketing trabalham com a equipa de produção para testá-lo interna e externamente, em ambientes controlados.
Os produtos também são lançados no mercado na forma de histórias. Qual o problema que o produto resolve? Quem está a enfrentar esse problema? Como resolve o produto esse problema? O que faz que os concorrentes não fazem?
Aos profissionais de marketing de produto cabe criar e testar várias mensagens de marketing, conteúdo de blog, case studies e páginas de informação no website e plataformas da marca – todos dedicados a descrever o produto.
Nenhuma estratégia de marketing de produto está completa sem um plano de lançamento, detalhando cada estágio do processo de marketing e quem é o responsável em cada momento.
Uma estratégia eficaz de o marketing de produto gera burburinho entre o público, cabendo à equipa de marketing capitalizar sobre o que o mercado está a dizer. Isso inclui entrar em contato com parceiros, influenciadores e clientes existentes para potenciar a recomendação e os comentários positivos.
Enquanto um produto está a ser preparado para o mercado, a equipa de vendas aguarda nos bastidores para desenvolver uma estratégia em torno dessa nova oportunidade de negócio. É uma função da equipa de marketing de produto reunir-se com a equipa de vendas antes, durante e depois de o produto ser lançado ao público. Isso garante que a mensagem criada para é consistente e que se conjugam esforços.