Congresso GS1 Portugal Discute Impacto do Digital nos Negócios

A GS1 Portugal vai realizar o seu quarto Congresso nacional e abordar a “Indústria 4.0” e o papel do consumidor no centro das redes de valor colaborativas e da digitalização da economia. O Congresso, que junta em debate gestores, decisores políticos e convidados internacionais, está agendado para o dia 17 de outubro.

Lisboa, 03 de outubro de 2018 – “O Consumidor no Centro das Redes de Colaboração Digital” é o mote da discussão a ter lugar no quarto Congresso da GS1 Portugal, que irá acontecer no dia 17 de outubro, no Museu do Oriente, em Lisboa. A digitalização da economia e o seu impacto na transformação das áreas de negócio e na relação com o mercado é o tema que vai ser abordado num programa marcado pela participação de gestores de empresas de referência a nível global, decisores políticos e responsáveis internacionais da rede GS1.

A Economia Digital está a transformar o dia a dia de Pessoas e Negócios. Dos impactos destacam-se: (1) a transformação de processos de negócio; (2) a crescente necessidade de colaboração entre empresas; (3) e a relação entre as empresas e consumidores. Neste cenário, a cadeia de valor dá lugar a uma rede colaborativa, sendo o consumidor o centro dos negócios.

Segundo João de Castro Guimarães, Diretor Executivo da GS1 Portugal, as temáticas em destaque neste Congresso estão alinhadas com “um ambiente de mudança digital com enorme impacto na realidade das empresas, tornando-se a sua compreensão um fator-chave para garantir a qualidade, segurança e fiabilidade dos modelos de negócio e para responder cada vez mais e melhor às necessidades e exigências de um mercado em permanente evolução. Enquanto parceiro vital e de confiança das empresas, mas também a pensar nos consumidores, consideramos que o papel da GS1 Portugal é potenciar o debate, a partilha e a disseminação de práticas de gestão e casos de sucesso na colaboração entre produtores, distribuidores e o seu público final.”

O impacto do “Digital” na dimensão macroeconómica conquista destaque no início do programa do evento. Luís Marques Mendes, Advogado e Consultor, aborda o tema “Desafios de Portugal no contexto Europeu e Mundial”, numa intervenção que vai muito além dos negócios e nos fala sobre as potencialidades de Portugal num contexto mundial e o que fazer para acompanhar a evolução dos tempos. Já João Vasconcelos, Fundador do think tank CONSELHO, convida a repensar a indústria 4.0 enquanto entrada definitiva e inevitável das tecnologias de informação no dia a dia das empresas e o seu impacto na realidade existente (“Indústria 4.0 e a Digitalização da Economia”).

A discussão prossegue com o foco no contexto empresarial. Ana Paula Barbosa, Retailer Services Director na Nielsen Portugal, abordará o tema “Tendências 2020: foco no Shopper”. Num mercado cada vez mais populado por gerações que não conhecem o mundo sem internet e marcado pelo crush da lealdade dos consumidores face às marcas, quais os desafios e oportunidades que as empresas enfrentam num mercado marcado por consumidores menos fiéis, mais exigentes e mais voláteis nas suas necessidades?

Graças ao papel neutro da GS1 Portugal na promoção da eficiência e colaboração, esta quarta edição conta, mais uma vez, com um momento único a nível nacional: o debate entre fabricantes de marcas e retalhistas sobre a atualidade e o futuro dos negócios. O Painel Debate acerca da temática “O Consumidor no Centro das Redes de Colaboração Digital” integra representantes de empresas do setor do Retalho e Bens de Consumo: Pedro Cid (Auchan Portugal), Rui Miguel Nabeiro (Delta), Margarida Neves (Johnson & Johnson), Paolo Fagnoni (Nestlé Portugal), David Alves (Sonae MC) e António Casanova (Unilever Fima).

A parte da tarde está orientada para a intervenção de quatro oradores internacionais e conta com a participação de Ulrike Kreysa, Vice-presidente da GS1 AISBL, Healthcare, que vai explicar o que está a mudar no setor da saúde a nível mundial com a implementação de standards únicos e globais na identificação dos medicamentos (“Diretiva UE dos Medicamentos falsificados e o Contributo dos Standards GS1 no Setor da Saúde“), Robert Beideman, Chief Solutions e Innovation Officer da GS1 AISBL, que vai tentar responder ao desafio em torno de como podem as empresas garantir a sua presença no mundo físico e online, otimizando o que cada uma oferece enquanto oportunidade de negócio (“A Senda do Gémeo Digital”) e ainda de Alba Ruiz Laigle, Business Development Manager do Alibaba Group em Espanha e Portugal, que irá partilhar um caso específico da sua empresa – os “Alibaba Ecosystem Services”. O gigante do comércio eletrónico é um caso de estudo pela capacidade de dinamização do mercado a nível global, através de um ecossistema de e-commerce que cria oportunidades semelhantes para pequenas, médias e grandes empresas.

Álex Rovira, especialista internacional em Psicologia da Liderança e Inspiring Speaker, é o último orador convidado, com o desafio de traçar as tendências a enfrentar no futuro próximo e o papel das Pessoas como fator determinante para a sustentabilidade dos negócios.

 

Sobre a GS1 Portugal:

A GS1 Portugal é a organização responsável pela introdução do código de barras em Portugal há mais de 30 anos. É uma Associação neutra, sem fins lucrativos, de direito privado e multissetorial, declarada entidade de utilidade pública. Mais de 8.000 empresas aderiram e acreditam no Sistema de Normas GS1 para transformar a maneira como trabalhamos e vivemos. Somos uma das 112 organizações-membro da GS1 e a entidade autorizada para gerir o Sistema GS1 de Standards Globais em Portugal.

Informações adicionais em http://www.gs1pt.org.