NIBEL – Núcleo de Inovação e Bem-Estar Laboral abre em Oliveira de Azeméis para transformar a cultura organizacional tem como objetivo transformar o paradigma laboral português e europeu
Oliveira de Azeméis, 9 de maio - O NIBEL – Núcleo de Inovação e Bem-Estar Laboral, a primeira incubadora europeia inteiramente dedicada à investigação, desenvolvimento e aceleração de soluções inovadoras orientadas para a saúde mental, bem-estar e felicidade no trabalho abriu esta sexta-feira Centro de Negócios da Área de Acolhimento de Ul/Loureiro, em Oliveira de Azeméis.
A iniciativa pioneira é desenvolvida pela ADRITEM – Associação de Desenvolvimento Regional Integrado das Terras de Santa Maria, em co-promoção com a Gaiurb, no âmbito do projeto Start In, com o propósito de transformar fundamentalmente o paradigma laboral português e europeu.
"A inauguração do NIBEL marca o início de uma nova era, onde o bem-estar deixa de ser apenas um plano e passa a ser o alicerce de uma região mais empreendedora, humana e feliz," avançou o Diretor ADRITEM António Luís Grifo na cerimónia de inauguração do projeto.
A incubadora tem como objetivo posicionar a região como um polo de referência europeia em inovação com impacto social. Ao reunir empresas, instituições públicas, universidades, investigadores e organizações da sociedade civil, o NIBEL assume-se como uma plataforma de transformação profunda da cultura empresarial, promovendo a flexibilidade e adaptação de soluções para levar a cabo essa mesma transformação.
O NIBEL nasce para impulsionar a criação de soluções inovadoras nas áreas do bem-estar, saúde emocional e felicidade organizacional. A sua missão é clara: apoiar ideias que transformem o trabalho num espaço de equilíbrio, criatividade, produtividade e realização humana, em qualquer setor de atividade.
O projeto é uma resposta concreta aos desafios contemporâneos das organizações e às exigências crescentes de um mercado que valoriza o capital humano, a inovação com propósito e o impacto social positivo.
“Felicidade no Trabalho – Serviço com Propósito”
A apresentação do NIBEL foi integrada na iniciativa “Felicidade no Trabalho – Serviço com Propósito”, um evento interativo com formato dinâmico que teve abertura institucional com uma intervenção do Presidente da Câmara Municipal de Oliveira de Azeméis, anfitrião do evento e fundador público principal do NIBEL.
“Abraçámos desde o início esta possibilidade empolgante de criar uma incubadora ligada ao bem-estar e à saúde mental no trabalho, numa região de forte vocação industrial. Esta é uma resposta necessária e pioneira”, salientou Joaquim Jorge Ferreira.
Na sua mensagem institucional, Maria Manuel Leitão Marques, ex-ministra e antiga eurodeputada afirmou: "As soluções não podem ser todas iguais, mas o objetivo é comum. Devemos replicar boas práticas e medi-las. Bem-estar no local de trabalho significa menos absentismo, mais envolvimento, menos erros, mais retenção de talentos" resumiu a diretora não executiva da ADRITEM, na cerimónia.
Já a diretora Não Executiva da ADRITEM salientou a importância do terceiro setor, lembrando que este “tem de começar a pensar no lucro, que pode não ser só financeiro, pode ser de sustentabilidade naquilo que cada um de nós pode contribuir”. Segundo Teresa Pouzada, “as redes comunitárias têm tido sucesso porque a estratégia é feita em assembleias participativas, envolvendo as pessoas”.
Na mesma linha, outro dos intervenientes, José Manuel Ribeiro, Presidente da Câmara Municipal de Valongo, abordou a construção de ambientes de trabalho saudáveis nas autarquias: “No centro estão as pessoas — são elas que fazem a diferença nas empresas e nas autarquias. Temos sempre o poder de empoderar as pessoas.”
Inauguração oficial do NIBEL
A inauguração formal do NIBEL teve lugar com a estreia do vídeo institucional do projeto e uma sessão dedicada à apresentação da missão e objetivos do Núcleo. As entidades fundadoras partilharam o seu compromisso com o desenvolvimento de uma nova cultura de trabalho.
As intervenções dos fundadores reforçaram a importância de articular a inovação social com políticas públicas, práticas empresariais responsáveis e lideranças inspiradoras. O NIBEL nasce como um espaço de encontro entre visão estratégica, conhecimento científico e ação com impacto social.
Rede de parceiros fundadores do NIBEL
O projeto é sustentado por uma vasta rede de parceiros fundadores que integram empresas, instituições académicas, entidades públicas e organizações da sociedade civil.
Empresas:
Simoldes (Main sponsor), Valente Marques, Novarroz, SF Schneider Form, CHETO.
Academia:
CBS – Coimbra Business School, ISCTE – Instituto Universitário de Lisboa, ISPAGAYA – Instituto Politécnico de Gaya, ISVOUGA – Instituto Superior de Entre Douro e Vouga, ISLA – Instituto Politécnico de Gestão e Tecnologia, Escola Superior de Saúde Norte da Cruz Vermelha, Universidade UNIGRANRIO, Universidade de Vassouras.
Autarquias e setor público:
Câmara Municipal de Oliveira de Azeméis, Câmara Municipal de Valongo.
Sociedade civil:
Academia da Felicidade, Start In, Gaiurb, Portugal Inovação Social.