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Aug 31, 2023

Checking the AdBlue system and avoiding breakdowns

Euromaster recomenda que o controlo do sistema AdBlue seja incluído na manutenção preventiva do veículo. Rede de oficinas trabalha em formação nestes sistemas para todos os profissionais.

AdBlue

Lisboa, 30 de agosto de 2023 – O AdBlue é um componente desenvolvido para reduzir as emissões poluentes dos veículos a gasóleo. No entanto, este sistema está a causar muitas dores de cabeça aos condutores devido à falta de manutenção, o que pode resultar numa avaria até 1.200 euros, de acordo com a Euromaster, rede de oficinas especializada na manutenção integral de veículos.

O AdBlue não necessita efetivamente de manutenção, mas sim de assistência. Por esta razão, a Euromaster recomenda que o sistema seja verificado em cada revisão geral do veículo, em função do número de anos ou de quilómetros percorridos. Desta forma, um profissional verificará se o sistema apresenta falhas, se o depósito apresenta fugas e limpará o injetor de AdBlue no sistema de escape através de um diagnóstico.

O AdBlue é muito propenso a cristalizar, o que pode levar a bloqueios e ao mau funcionamento da própria bomba. Este processo resulta numa avaria do veículo que poderá custar entre 800 e 1.200 euros, consoante o modelo.

De facto, tendo em conta o aumento do número de veículos que dão entrada nas oficinas devido a este problema e outros relacionados com sistemas anti contaminação, a Euromaster está a ministrar este ano uma formação específica aos profissionais da rede para o correto teste, manutenção e reparação destes sistemas, incluindo o AdBlue.

Veículo não arranca com o depósito AdBlue vazio

A chegada do AdBlue é relativamente recente – a aprovação para utilização é de 2014 – e apenas os veículos a gasóleo estão equipados com este sistema. Todos os automóveis equipados com AdBlue têm um alerta dos quilómetros que faltam para o próximo abastecimento, e de facto, verificar o nível deste depósito é tão importante como o da gasolina: se o líquido acabar o veículo consegue chegar ao destino, mas não volta a arrancar enquanto não for reabastecido.

A maioria dos veículos emite vários avisos prévios à medida que os quilómetros se esgotam e, quando o nível de AdBlue for baixo, o aviso de falha do motor acende-se. Dependendo da marca, o AdBlue deve ser reabastecido a cada 10.000 a 20.000 quilómetros, consoante o modelo.

Recorde-se que o AdBlue não é poluente, é incolor e inodoro. Este componente reduz as emissões poluentes produzidas após a combustão do motor, para que os construtores possam cumprir a norma europeia Euro 6, que obriga a reduzir a emissão de gases poluentes para a atmosfera.

 

About Euromaster

Euromaster is the network of workshops specialized in the comprehensive maintenance of vehicles throughout their useful life. Its more than 80 workshops in Portugal contribute to the road health of the automotive fleet, both passenger and commercial vehicles, as well as new forms of mobility and fleets, providing a quality service and capillarity to adapt to your needs. Its services cover not only preventive maintenance, but also predictive maintenance through data and critical point analysis. Part of the Michelin Group, Euromaster is present in 19 European countries, with more than 2,500 workshops, 10,000 professionals and 1,600 mobile units. More information at www.euromaster.pt

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